Cotidiano

Linha de ônibus Monte Cabrão-Guarujá será implantada até dezembro

A nova linha intermunicipal atenderá uma demanda de 10 mil passageiros por mês

Publicado em 23/01/2013 às 00:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Moradores da Ilha de Santo Amaro e Área Continental de Santos contarão até o próximo dia 20 de dezembro com a linha de ônibus intermunicipal Monte Cabrão-Guarujá. A notícia foi dada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, José Luiz Portella, que cumpriu agenda na Cidade ontem pela manhã. A linha será implantada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria estadual, a linha atenderá uma demanda de 10 mil passageiros por mês. O secretário disse ainda que a Prefeitura e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos assinaram convênio para desenvolver estudos de outros três projetos voltados para o transporte intermunicipal. “Queremos criar uma nova fronteira para Guarujá”, enfatizou Portella.

Uma das propostas, segundo Portella, é a ligação Guarujá-Santos por meio do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT ou SIM), a segunda é referente a implantação do ônibus expresso metropolitano, e a terceira diz respeito a transporte por via marítima na travessia Guarujá-Bertioga. A primeira etapa do VLT compreende a ligação Ponte dos Barreiros (Área Continental de São Vicente) à Praça Nossa Senhora de Fátima, no Porto de Santos, próximo ao Terminal de Passageiros Concais.

“A primeira questão que estamos estudando é a integração de uma travessia ligando Guarujá ao Porto de Santos, onde chegará o SIM da Baixada (VLT), com tarifa única. A segunda questão é o ônibus expresso que viesse de fora (metropolitano) e fosse interligado às linhas municipais (de Guarujá), também com uma tarifa integrada, mas isso depende muito das concessionárias do transporte público da Cidade.

Já em relação ao transporte por via marítima, Portella comentou: “vamos estudar também uma ligação por via marítima principalmente com Bertioga, porque tem uma relação muito grande com o comércio local, mas também uma ligação com Monte Cabrão. Esses são os três assuntos que vamos discutir com a Prefeitura”, comentou antes de se reunir com representantes do Executivo Municipal.

Antes da reunião com a Administração Municipal, o secretário foi recebido pela deputada estadual Haifa Madi (PDT), em seu escritório político, onde concedeu entrevista coletiva à imprensa.

O interesse do Estado na melhoria do transporte metropolitano agregando a cidade de Guarujá agradou a deputada. “Eu estou feliz porque sinto a boa vontade do secretário e do governador em incluir o Guarujá no SIM já nessa primeira fase”.

De acordo com Haifa, a ligação vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas entre as que fazem a travessia Guarujá-Santos por meio das barcas ou de bicicleta, utilizando as balsas. “A integração vai melhorar muito o emprego, o lazer e o turismo. E com a tarifa única para o VLT e ônibus, o custo da passagem para o trabalhador cairá pela metade no final do mês”.

Edital do VLT

O projeto do SIM da Baixada Santista foi aprovado no Conselho Gestor da PPP, do Executivo. O próximo passo será concluir o projeto definitivo do empreendimento a ser apresentado no próximo dia 20 de dezembro. O secretário estima que as obras do VLT comecem em 2010 e sejam concluídas no ano seguinte.

Mas, até a expedição da ordem de serviço, ocorrerão audiências públicas e o processo licitatório para a contratação da empresa que executará as obras. O VLT é um empreendimento orçado em aproximadamente R$ 1 bilhão, de acordo com o secretário, que será realizado pelo Estado em parceria com os municípios.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software