Continua depois da publicidade
Numa tentativa de impor um agenda positiva na área de transporte público após as denúncias de cartel, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na manhã desta sexta-feira, 30, a expansão da Linha 15 - Prata do Metrô até a Estação Ipiranga da Linha 10 da CPTM. A Linha 15, ainda em obras, tinha traçado original entre a Estação Vila Prudente da Linha 2 - Verde e a futura Estação Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade.
O novo trecho, de 2,2 km de extensão, vai conectar o ramal à linha de trem que atende o ABC e também é integrada à Linha 3 - Vermelha do Metrô. Com essa nova integração do Ipiranga, o Metrô espera desafogar as estações de conexão da zona leste da cidade
O primeiro trecho da Linha 15, que liga a Vila Prudente ao Parque Oratório, tem promessa de ser concluída até janeiro do ano que vem.
Nova licitação
O governo também anunciou que marcou para a próxima sexta-feira, 06, o lançamento do edital da Parceria Público-Privada (PPP) que vai construir a futura Linha 6 - Laranja do Metrô. A linha vai ligar a Estação São Joaquim da Linha 1 - Azul, no centro, à Brasilândia, na zona norte da capital.
A linha é orçada em R$ 8 bilhões. Esta é a segunda tentativa em dois meses do governo de tentar encontrar parceiros para tocar o projeto. Na anterior, o Metrô não conseguiu interessados. O novo formato da licitação transfere para o poder público a responsabilidade de arcar com as desapropriações para a obra. Após o lançamento do edital, haverá prazo de 45 dias para a formatação de propostas de eventuais interessados.
Continua depois da publicidade