Continua depois da publicidade
Lâmpadas apagadas à noite, estacionamentos e calçadas irregulares e entulho em vias. Esses são algumas das principais reclamações dos munícipes santistas que utilizam o Colab, uma espécie de rede social onde o cidadão pode publicar problemas encontrados na cidade e repassar diretamente para a Administração Municipal.
A ferramenta funciona na cidade desde outubro de 2014. Desde então, mais de 1.500 usuários seguem Santos e relatam problemas e propõe soluções para o Município.
De acordo com dados do aplicativo, a principal reclamação entre os munícipes são as lâmpadas apagadas à noite, com 12,1% das ocorrências. Na sequência aparecem estacionamento irregular (8,7%), calçada irregular (7,5%), entulho na calçada/ via pública (7,4%) e poda/ retirada de árvore (7,2%).
Continua depois da publicidade
Já entre as principais solicitações, os santistas pedem mais fiscais de trânsito (19%), lixeiras (17,9%) e plantio de árvores/arborização (16,7%). Também aparecem pedidos pela recuperação de equipamentos públicos (9,5%), além de iluminação pública, parada/ponto de ônibus e praças, com 6%.
A maioria das ocorrências registradas pelo aplicativo se concentra entre os bairros Boqueirão e Embaré (214), seguido pela região da Aparecida e Ponta da Praia (187) e o Gonzaga (130).
Continua depois da publicidade
Entre os usuários do Colab, em Santos, predominam os homens (80,7%), enquanto mulheres são 19,3%. O principal público é formado por pessoas com mais de 50 anos (41,2%), seguido por pessoas entre 30 e 39 anos (39,5%).
O Colab está presente em mais de 30 cidades no Brasil e não teve custos para a prefeitura de Santos. O projeto demorou cerca de 1 ano e 6 meses para ser desenvolvido.
Continua depois da publicidade