Cotidiano

Justiça de SP nega liminar à prefeitura e mantém cobrança por sacolinha plástica

Na ação encaminhada pela prefeitura em 29 de abril, a alegação era que a cobrança pelas sacolas poderia atrapalhar os programas de reciclagem

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/07/2015 às 16:40

Compartilhe:

A Justiça de São Paulo negou pedido de liminar da prefeitura para impedir a cobrança pelas sacolas plásticas no comércio da cidade. Para a Justiça, a cobrança não é irregular e o preço não é excessivo. Na ação encaminhada pela prefeitura em 29 de abril, a alegação era que a cobrança pelas sacolas poderia atrapalhar os programas de reciclagem.

Para o juiz Sérgio Serrano Nunes Filho, da 1.ª Vara da Fazenda Pública da capital, além do preço das sacolas não ser alto, a cobrança não é compulsória, porque o consumidor tem opção de levar suas próprias sacolas. O juiz também alega não ver danos ao meio ambiente.

A proibição da sacola branca vale desde 5 de abril. O valor cobrado pelas sacolas distribuídas atualmente - verde e cinza - fica entre R$ 0,08 e R$ 0,15.

A proibição da sacola branca vale desde 5 de abril (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

Vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Paulo Pompilio informou que o setor vê a cobrança das sacolas como forma para diminuir o impacto das atividades do setor no meio ambiente. “No período da cobrança, houve diminuição do uso de sacolas plásticas. Sem dúvida, isso ajuda no meio ambiente”.

Pompilio evitou comentar a decisão da Justiça, mas reiterou que o uso de sacolas específicas não garante a diminuição do consumo. SEgundo ele, é possível fazer a reciclagem, mesmo sem as cores determinadas pela prefeitura.

A Prefeitura informou que não se manifestará sobe o assunto, porque ainda não foi notificada.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Evento da Disney, D23 Brasil, divulga mapa do evento; confira detalhes

Primeira edição do popular evento da Disney acontecerá pela primeira vez no Brasil em novembro deste ano

Diário Mais

Litoral de SP tem praia com rio de água doce e perfeita para relaxar; conheça

Espaço é também considerado um dos melhores lugares para se desligar da agitação da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter