Continua depois da publicidade
O juiz de direito Carlos Eduardo Mendes, do Foro Distrital de Ilhabela, concedeu na última quarta-feira (22/10) a “imissão de posse” sobre a área localizada ao lado Marina Mistral, na Barra Velha, para a passagem da ciclovia da orla. Trata-se do último trecho da ciclovia, onde será construída a “Passarela Estaiada” sobre o Córrego Água Branca. “A necessidade pública é notória e se trata de pequeno trecho da ciclovia, a qual atende aos ditames ambientais, de se incentivar o uso da bicicleta, em detrimento de veículos. Assim, concedo a imissão de posse, tendo em vista que o valor inicialmente atribuído para a área é, numa primeira análise, razoável, e não dispensa futura discussão”, relatou o juiz.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, comemorou a decisão. “O objetivo é proporcionar uma ciclovia contínua, com passeio público, para atender moradores e turistas. Ilhabela busca assim estimular cada vez mais o uso da bicicleta não só como lazer, mas também como meio de transporte”, destaca o prefeito.
Este trecho foi construído sobre pilotis e conta com deck de madeira. A obra da ciclovia/passeio público valorizou o local e proporcionará também mais segurança, já que contará com iluminação. Segundo o prefeito, a ideia é estar com todos os trechos da ciclovia concluídos para esta temporada de verão. “Teremos uma ciclovia de orla da Barra Velha a Vila”, destaca.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Ilhabela investe desde 2009 na ampliação da malha de ciclovia da cidade. Em maio de 2010, a população recebeu um trecho de 1,5km – da rotatória da balsa ao Fórum – dentro da obra de reurbanização da Avenida Princesa Isabel, na Barra Velha. Atualmente estão em andamento as obras de extensão de ciclovia e construção de passeio público nos seguintes trechos de orla: Perequê-Barra Velha (1,5km) e também entre os bairros do Itaquanduba e Engenho D’Água (830 metros). Nos trechos da avenida principal, a Prefeitura já concluiu mais de 4,6km de ciclovia.
Com as obras, a Prefeitura pretende interligar todos os trechos de ciclovia, oferecendo uma malha contínua, sem interrupções, nos 7km entre a Barra Velha (balsa) à Vila (centro histórico). Na semana passada, a Prefeitura de Ilhabela formalizou outra desapropriação, abrangendo uma área de 53,81m² no bairro do Saco da Capela, para a construção de um novo trecho de ciclovia na região.