Cotidiano

Justiça concede liminar que suspende inauguração de penitenciária em São Vicente

Ação Civil Pública foi movida pelo Município em julho, em razão da mudança de objeto do presídio feminino para um CPP masculino, sem consulta à Administração Municipal

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2021 às 18:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ação questiona o fato de o governo paulista não ter comunicado oficialmente a Prefeitura de São Vicente sobre a alteração do objeto do presídio / Divulgação/SAP

Continua depois da publicidade

Na última terça-feira (10), o juiz titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Vicente, Dr. Fabio Francisco Taborda, deferiu a liminar para suspender a inauguração da Penitenciária com Ala de Progressão localizada na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Km 283+267m, até a elaboração, apresentação e aprovação, pelo Município de São Vicente, do Estudo de Impacto de Trânsito e Transportes – RITT, bem como a concretização das medidas de mitigação e/ou compensação admitidas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em 13 de julho deste ano, a Prefeitura de São Vicente acionou judicialmente o Governo do Estado de São Paulo sobre a alteração da funcionalidade do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) na Área Continental.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Contra penitenciária e pedágio na Baixada, vereadores de Guarujá aprovam moção de repúdio

• Presídio em São Vicente: Kayo Amado mantém 'queda de braço' com João Doria

• Tenente Coimbra - Por que não queremos a penitenciária masculina

A ação questiona o fato de o governo paulista não ter comunicado oficialmente a Prefeitura de São Vicente sobre a alteração do objeto do presídio. Anteriormente,  a destinação do CPP era para um presídio feminino,  com atendimento para até 863 presas. Na alteração recente do Estado, o presídio será destinado para detentos do sexo masculino, em regime semiaberto.

Nesta quinta-feira (12), o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, se mostrou surpreso e indignado com o anúncio de inauguração da penitenciária. “Mais uma vez, assim como na troca do objeto do presídio feminino para o masculino, não fomos comunicados oficialmente sobre a inauguração do equipamento, o que reforça a impressão de incapacidade do Estado de dialogar com o Município”, comentou.

Continua depois da publicidade

“São Vicente não quer mais presídios. A Cidade quer e merece ser valorizada pela sua riqueza cultural e sua capacidade de se desenvolver, para que seja possível trazer mais indústrias e não apenas esse tipo de empreendimento. E vamos brigar por este olhar diferente do Estado para com a nossa população”, finalizou o prefeito.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software