Continua depois da publicidade
Entre os dias 10 e 13 de setembro o município de Juquiá sedia a 7ª edição da Feira da Pupunha, evento técnico e de negócios que visa fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do palmito pupunha na região. Na programação técnica deste ano, destacam-se o V Seminário Estadual do Palmito Pupunha, o Fórum Do Campo ao Consumidor, o II Encontro do Jovem Agricultor do Futuro e o Encontro da Família Produtora de Banana.
O Seminário será realizado nos dias 10 e 11, com apresentações sobre o panorama atual da produção de palmito pupunha no Estado, além de palestras sobre produção de mudas em alta qualidade, nutrição e adubação da pupunheira, estratégias de controle de doenças no cultivo da pupunha, pragas da cultura da pupunheira, irrigação para a produção de palmito, processamento mínimo do palmito pupunha e acondicionamento do palmito em embalagens flexíveis. Na parte prática, haverá visitas técnicas a campo e a agroindústrias de palmito do município.
No dia 12, o Fórum Do Campo ao Consumidor discutirá temas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental ((PRA), Canais de Distribuição, Eco-Mercado e Novas Oportunidades Econômicas. O evento faz parte do Programa Do Campo ao Consumidor, promovido pelo Sebrae-SP em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Fórum trará ainda apresentações sobre o Programa Palmito Pupunha de Qualidade, que está sendo desenvolvido na região desde o início deste ano e que envolve a parceria de diversas instituições regionais.
Nas atividades técnicas da Feira voltadas para os jovens – que acontecem no encontro do dia 13 – os participantes terão a oportunidade de conhecer casos de sucesso do Programa Jovem Agricultor do Futuro na região e debater a influência das redes sociais na vida profissional. Também será realizada palestra abordando a propriedade rural como um negócio para a juventude. Como acontece em todas as edições, a 7ª Feira da Pupunha também abre espaço para debates com produtores de outros segmentos produtivos da região, como a bananicultura, que neste ano contará com encontro onde serão discutidos o panorama da bananicultura brasileira.
Continua depois da publicidade