Continua depois da publicidade
Assim que a composição entrou em movimento, Cleberson abriu um grande sorriso e disse: “Estou com frio na barriga”. Era a primeira vez que o jovem de 28 anos andava em vagões sobre trilhos. Ele e outros 21 alunos especiais do Centro de Convivência e Formação (Cecof) Especial II de São Vicente integravam a lista de 150 pessoas que, ontem, participaram da visita controlada do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), previsto para entrar em operação comercial em março de 2015. A viagem foi realizada entre as estações José Monteiro e Mascarenhas de Moraes, em São Vicente.
“A maioria deles nunca andou de trem. Temos alunos de 18 a 58 anos. Todos especiais. Estavam muito ansiosos para participar dessa visita”, afirma Mara de Morais, uma das coordenadoras do Cecof II. A unidade fica no Samaritá, na Área Continental de São Vicente. Durante a viagem, os jovens faziam planos para o futuro. “Disseram que o VLT vai para o Samaritá. Vou poder ir para a escola com ele”, disse Cleberson, que mora no Jardim Rio Branco.
Ana Cristina, moradora do Itararé, também participou da viagem. Ao lado da amiga Claudia Cerqueira ela disse que agendou a visita por curiosidade. “Queria saber como vai funcionar. O VLT vai facilitar bastante a vida da gente, pois a condução aqui é precária. Vai ficar muito mais fácil ir ao Centro de Santos”.
O percurso entre as estações José Monteiro e Mascarenhas de Moraes – ida e volta – é realizado em aproximadamente 15 minutos. Durante a viagem, os passageiros registram a viagem com máquinas fotográficas e celulares. Do lado de fora, trabalhadores da obra do VLT e pessoas que passam pela rua param para observar o andamento da composição.
Continua depois da publicidade
Visita controlada
A Operação Visita Controlada teve início no último dia 18 de novembro, com o registro de 1.050 visitantes. A iniciativa recebe, em média de 250 a 350 pessoas por dia. Ontem, o percurso foi estendido até a estação José Monteiro.
Continua depois da publicidade
A visitação segue até o próximo dia 18. Grupos de estudantes de escolas públicas, particulares, escolas técnicas, faculdades e universidades e de moradores locais podem participar. Não há limitação de faixa etária para as viagens.
Os agendamentos podem ser feitos em uma das unidades do VLT. Em São Vicente, na Avenida Martins Fontes, 718, no Catiapoã (canteiro Triângulo) e, em Santos, no Canteiro Orquidário, que fica na Rua Doutor Guilherme Álvaro, s/nº, no Marapé. As visitas podem ser agendadas ainda pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-0161616.
Estação em Santos
Continua depois da publicidade
A primeira estação do Veículo Leve sob Trilhos (VLT), em Santos, a Pinheiro Machado, deve ser concluída ainda este mês. A informação foi dada pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, quando esteve em São Vicente, no mês passado, participando do início da Visita Controlada.
Continua depois da publicidade