Continua depois da publicidade
O jornal norte-americano "The Washington Times" enviou, nesta quinta-feira (5), um e-mail à base de assinantes e leitores pedindo apoio ao candidato Ben Carson, que disputa as primárias republicanas para a candidatura à presidência nas eleições de 2016.
Na parte superior da mensagem, abaixo do logotipo da publicação, há um aviso discreto de que se trata de mensagem de um dos anunciantes do jornal e não reflete, necessariamente, as opiniões da publicação.
Mas quem recebe o e-mail lê, em sua caixa de entrada, o nome do periódico, um tabloide vendido em bancas de linha editorial conservadora.
É comum, nos EUA, que os jornais declarem apoio explícito a um dos candidatos, mas isso não costuma ocorrer em um estágio tão prematuro da campanha (a eleição é em novembro de 2016) nem incluir um pedido de doações, ainda que emitido por um anunciante.
Assinada pelo presidente do comitê "Win Ben Win!" ("Ganhe, Ben, ganhe!", em português), John Philip Sousa IV, a mensagem pede que o destinatário preencha alguns dados para oferecer um livreto informativo "como um presente pessoal seu a um afro-americano que esteja considerando votar no Dr. Ben Carson para presidente".
"No momento, nossos voluntários batem à porta de lares afro-americanos em Iowa e na Carolina do Sul [dois dos primeiros estados que receberão as primárias republicanas nos próximos meses] e, assim que receber sua permissão para incluir seu nome, cidade e estado em um (ou mais) livretos, vamos entregá-los a nossos voluntários [para distribuição] nestes estados cruciais", diz o e-mail.
Sousa alega que os principais religiosos negros do país apoiam Carson e usa excertos de reportagens do jornal Philadelphia Tribune, "o mais antigo jornal afro-americano dos Estados Unidos, influente na comunidade da Filadélfia e de todo o país", que apontam uma suposta preferência dos negros pelo neurocirurgião.
O neurocirurgião Ben Carson foi o primeiro a realizar com sucesso uma separação de crânios de gêmeos siameses, em 1987, e o primeiro negro a chefiar o setor de neurocirurgia pediátrica do hospital da Universidade Johns Hopkins.
Na mais recente pesquisa New York Times/CBS News de intenção de voto entre os republicanos, divulgada na última terça-feira (27), Carson ultrapassou pela primeira vez, com 26%, o até então líder Donald Trump, bilionário que teve 22% das eleições de voto.
Os chamados comitês de ação política (PACs, na sigla em inglês), como o "Win Ben Win!", são organizações criadas para arrecadar fundos e organizar voluntários para as campanhas eleitorais nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade