Durante as capacitações, foram abordados temas como a influência da inteligência artificial nas escolas, como trabalhar o racismo em sala de aula e o cuidado socioemocional / Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
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A Secretaria de Educação (Seduc) promoveu a 14ª edição da Jornada Pedagógica. Dentro da programação, além das oficinas, os cerca de 2 mil professores puderam assistir a cinco palestras. Os encontros ocorreram na quinta e sexta-feira (15 e 16), no Palácio das Artes (PDA) e no Auditório Jornalista Roberto Marinho. Durante as capacitações, foram abordados temas como a influência da inteligência artificial nas escolas, como trabalhar o racismo em sala de aula e o cuidado socioemocional.
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As três palestras no Palácio das Artes (PDA) abriram a programação na quinta-feira (15). A palestrante Elisandra Pereira foi a primeira ao trabalhar a temática “A Influência da Construção Social Racista no Trabalho Docente: Refletir para Desconstruir”. Na sequência, Claudio Morato abordou o assunto “Tenho um Aluno com Deficiência: E Agora?”. Por fim, Ari Brito conversou com os professores sobre “Os Avanços da Neurociência na Educação”.
No dia seguinte, sexta-feira (16), foi a vez do Auditório Roberto Marinho receber as palestras. Além de Ari Brito que encerrou a programação conversando sobre a temática “Os Avanços da Neurociência na Educação”, os docentes assistiram a outros dois momentos. Primeiro, os especialistas de tecnologias educacionais, Jucineia de Oliveira, Guilherme Marques e Paulo Henrique abordaram o assunto “A Inteligência Artificial em Tudo e Todo Lugar”. Em seguida, Andrezza Andreotti e Ronaldo Christofoletti falaram sobre “Escola Azul: Um Oceano de Educação e Transformação”.
A rotina de capacitação com palestras e oficinas é uma novidade para o professor de língua portuguesa Anderson Chioro Vieira. Na edição deste ano, foi a primeira vez que o docente, que atua na EM Vereador Felipe Avelino de Moraes, participa da Jornada Pedagógica. “É um momento de autoavaliação e que dá oportunidade de renovarmos nossos conhecimentos. O professor precisa sempre estar atualizado e pelo que vi até aqui, a Jornada (Pedagógica) permite isso”.
Também professora de língua portuguesa Gisele Fernandes atua na EM Profª. Maria Nilza da Silva Romão. A docente também destacou a importância da Jornada Pedagógica para os profissionais da rede. “Todo ano que participo, a gente sempre sai mais motivado. Funciona como um refresh, pois modernizamos o nosso conhecimento. A cada ano, os temas estão cada vez mais atualizados, o que faz com que saíamos sempre motivados a implementar os novos conhecimentos na rotina de sala de aula”.
Novidades – Essa busca por temas atuais é sempre uma preocupação da Secretaria de Educação. A pasta tem como objetivo deixar os profissionais antenados e municiar os docentes para que utilizem o conhecimento com os alunos ao longo do ano. “A Jornada Pedagógica tem por finalidade atualizar, capacitar a nossa rede de docentes. Fazer com que estejam antenados e, ao mesmo tempo, permitir a troca de experiências”, enfatizou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia.
“Este ano, fechamos o ciclo do nosso Plano Trienal de Recuperação de Aprendizagem. Iniciamos esse processo em 2022, quando voltamos da pandemia. E, nestes dois anos, já foi possível ver a evolução dos nossos alunos neste resgate educacional”, completou Cida Cubilia. “Agora, colheremos os frutos de tudo que fizemos. O resultado do nosso trabalho, pois, por vezes, foi mais fácil recuperar o déficit de aprendizagem do que lidar com o lado socioemocional da sociedade”.
Para a secretária de Educação, as palestras são mais uma das ferramentas que a pasta municipal utiliza para capacitar os docentes. “Em 2006, quando voltei a atuar na rede, os assuntos que predominavam eram diretamente ligados a rotina de trabalho do professor. Este ano, ao analisar os assuntos das palestras, vemos temas que estão diretamente relacionados a cuidar dos profissionais que atuam nas nossas salas de aulas. Para fortalecer a cada um de vocês que lidam diariamente com o nosso bem mais precioso, os alunos”.
Zelo – O cuidado com os cerca de 2 mil professores que atuam na rede não ficou apenas na seleção das palestras. Responsável pela organização do evento, a Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento adotou algumas modificações na Jornada Pedagógica deste ano. “Ao término da edição passada, em avaliação realizada junto com os docentes, algumas questões foram apontadas e colocamos em prática em 2024”, ressaltou José Amaro de Mendonça Junior.
Um dos pontos destacados foi a oferta de oficinas e palestras no período intermediário, ou seja, dentro do horário que estariam em sala de aula. Até o ano passado, os profissionais que lecionavam neste momento precisavam escolher entre período da manhã ou da tarde. “Isso impactava com a rotina deles. Muitos dobram em outras redes, seja estado ou privado, ou mesmo em outras cidades e precisavam pedir dispensas ou folga abonada para participar da Jornada. Então, esse ano, buscamos ajustar”, afirmou o diretor da Coordenadoria.
Outro ponto diz respeito a escolha das oficinas. Quando o professor selecionava aquela que mais interessava, a segunda vinha atrelada. Em 2024, o docente pode escolher os dois períodos de capacitação. “Junto a isso, nós também direcionamos as oficinas de acordo com o segmento e dividimos os públicos nas escolas. Ou seja, as oficinas de projetos ligados a Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Fundamental ficaram em um polo. Já as propostas pedagógicas do 6º ao 9º, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) direcionamos para outro. Isso facilitou a busca por interesse da temática”, destacou Junior.
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