Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza, dias 14 e 15 de fevereiro, a 3ª Jornada Pedagógica - evento de capacitação voltado para os cerca de 1.200 professores da rede municipal e que também envolve assistentes técnicos pedagógicos, pedagogas, supervisores escolares e equipe técnica pedagógica. Os educadores participarão de oficinas e assistirão palestras, que acontecem em oito polos (confira os endereços no final da matéria). As atividades ocorrerão de manhã (das 7 às 11 horas), à tarde (das 13h30 às 17h30) e à noite (das 19 às 22 horas). A Jornada Pedagógica sucedeu, há três anos, a Semana da Educação, que foi realizada no município durante 16 anos.
Em cada polo, ocorrerão diversos tipos de oficinas, sendo algumas específicas para determinada área docente e outras livres. Professores que lecionam para o 1º ano, por exemplo, têm como uma das opções a oficina “Alfabetização Consciente”. Professores de 2º ano podem participar da oficina “Eles já sabem ler: evoluindo no aprender”. Educação Inclusiva, Educação Infantil, uso otimizado da lousa digital, aprendizado através do esporte, utilização do laboratório móvel de ciências, exploração de espaços culturais e educação ambiental estão entre os outros assuntos abordados.
Com o tema “Ampliando suas Possibilidades”, o evento tem o objetivo de levar o professor a descobrir e explorar novas opções para tornar o ensino mais atraente, conforme explica a chefe do Departamento Pedagógico, Rosana Banzato. “Teremos uma oficina que ensinará como explorar os filmes na educação, levando-se em conta que temos uma sala de cinema de uso gratuito anexa ao Porto das Artes; outra orientará como aproveitar ao máximo as bibliotecas escolares, outra mostrará como ensinar conteúdos ambientais in loco, utilizando o Portinho e outros espaços”, exemplifica.
Continua depois da publicidade
Outra opção interessante será a oficina sobre esporte e aprendizado que proporcionará aos professores um tour de ônibus pela cidade, para conhecerem os ginásios esportivos. “Tudo isso visa enriquecer o trabalho do professor, dando-lhe ideias de como ampliar suas possibilidades pedagógicas, utilizando, para isso, equipamentos disponíveis no município”, enfatiza Rosana.
Confira abaixo os endereços dos polos
Polo 1: EM Roberto Mário Santini (Rua Quito, 81, Guilhermina)
Polo 2: EM Carlos Roberto Dias (Rua Duque de Caxias, 999, Boqueirão)
Polo 3:EM São Francisco de Assis (Rua Cornélio Procópio, 300, Boqueirão)
Polo 4: EM Ronaldo Lameira (Avenida Irmãos Adornos, s/n, Sítio do Campo)
Polo 5: EM Estina Campi (Rua Xixová, 1.100, Canto do Forte)
Polo 6: Porto do Saber (Avenida São Paulo, 900, Boqueirão)
Polo 7: Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Boqueirão)
Polo 8: Escola de Educação Ambiental (Rua Paulo Sérgio Garcia, 424, Jardim Intermares - dentro do Portinho).
Continua depois da publicidade