João de Moraes é responsável técnico do reservatório Santa Tereza/Voturuá / Matheus Tagé/DL
Continua depois da publicidade
O ano era 1980 e o jovem João de Moraes, de 24 anos, buscava uma oportunidade na Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), em Santos. Naquela época não havia necessidade da realização de concurso público para ingressar na empresa de economia mista. Foi contratado como escriturário e não imaginava que, 36 anos depois, estaria como responsável técnico do maior túnel-reservatório de água construído em rocha da América Latina, o Voturuá-Santa Tereza, empreendimento que viu ser inaugurado um ano após a sua efetivação na companhia.
“Fui pedir emprego. Fiz uma ficha para trabalhar e me pediram para levar a carteira. Fiquei feliz, porque trabalhava em outra empresa e ganhava um salário mínimo, na Sabesp eu ganharia três vezes mais”, contou Moraes, que ao longo desses 36 anos ocupou outros cargos na empresa.
Continua depois da publicidade
A Reportagem conversou com o técnico durante a visita pública ao túnel-reservatório realizada na última quinta-feira (15). Até o próximo dia 21, mais de 900 pessoas poderão conhecer o local, que passa por manutenção preventiva (limpeza). O procedimento é realizado a cada três anos. Antes da entrada dos visitantes na ‘caverna’ de 13 metros de altura (equivalente a um prédio de cinco andares) Moraes dá algumas instruções.
“A visitação é conjunta com a limpeza. No período de manutenção de lavagem, 50% da reservação fica prejudicada, mas não compromete o abastecimento, pois o outro lado (Santa Tereza) está em funcionamento. A água aqui armazenada já vem da ETA Cubatão tratada, cloretada e fluoretada. O reservatório de Santos (lado Santa Tereza) abastece São Vicente e o de São Vicente (Voturuá) abastece Santos para manter a qualidade da água”, explica o responsável técnico aos visitantes.
Continua depois da publicidade
À Reportagem, Moraes lembrou de sua primeira visita ao reservatório, ainda em construção. “Uma fila muito grande de pessoas para ver a obra que ainda estava sendo construída. Era escriturário, na época, nem imaginava que viria a trabalhar na operação dele. Muitos funcionários da empresa foram conhecer e também foi divulgado para a comunidade. As pessoas saíam impressionadas aquela obra gigantesca. Não tinham conhecimento, como ainda não têm, que água seria e é armazenada aqui”, afirmou. Mais de 300 operários atuaram na obra.
Conhecimento
Moraes é um funcionário dedicado e querido pelos colegas. Tem repassado seus conhecimentos ao jovem Janir Justo Neto Jorge, de 30 anos, que atua ao seu lado como agente de Saneamento Ambiental. Há quatro anos na empresa, ele vê no chefe um amigo.
Continua depois da publicidade
“Não esperava ter o conhecimento que estou tendo com os ensinamentos e ajuda dele. É muito gratificante. Não fazia a mínima ideia que perto de casa tem existe o maior túnel-reservatório da América Latina”, disse Janir, que mora na Vila São Jorge, em São Vicente. A entrada para a câmara Voturuá fica no alto do morro que leva o mesmo nome, cujo acesso se dá pelo Horto Municipal.
“Estou no final de carreira e treinando ele para o meu lugar”, disse com orgulho Moraes, o técnico em Contabilidade, que já foi escriturário, chegou a um cargo de chefia, mora em Santos, é pai de três filhos e tem um neto.
Público fica impressionado com reservatório
Continua depois da publicidade
A visitação ao túnel-reservatório Voturuá-Santa Maria segue até o próximo dia 21. As vagas para o passeio já foram encerradas. A engenheira química, Juliana Takano, foi uma das pessoas que entrou no local na última quinta-feira (15).
“Viemos em um grupo de cinco pessoas da mesma empresa. Vi pela internet que seria aberto à visitação. Imaginei que fosse um buraco dentro da terra, mas não tão grande assim. Muito bacana”, disse Juliana, enquanto realizava o visita no túnel.
A Reportagem acompanhou o grupo. O local se assemelha a uma caverna. O solo é irregular e as paredes em rocha. É possível ver a marca onde a água atinge dentro do reservatório de 13 metros de altura. Na tubulação que passa ao meio, 1.600 litros por corre por segundo. Funcionários estão realizando a limpeza do local simultaneamente.
Continua depois da publicidade
“Estão sendo limpas as 68 pilastras que servem para fixar a tubulação. Entre a limpeza e a organização do passeio estão envolvidas aproximadamente 15 pessoas. Interessante a reação dos visitantes que não fazem ideia de que isso existe”, destacou Sergio Bekerman, gerente da Divisão de Santos da Sabesp.
Histórico
O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi inaugurado em 16 de novembro de 1981 e foi projetada para suprir um déficit de 65% de reservação no final da década de 1970. Com capacidade para 110 milhões de litros de água – aproximadamente um terço de todo o armazenamento disponível à região –, o reservatório é responsável pela distribuição direta do volume vindo da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão à população dos municípios de Santos e São Vicente, além de Guarujá e Praia Grande indiretamente. Suas dimensões do são gigantescas: 1.100 metros de extensão divididos em duas câmaras idênticas, cada uma com 13 metros de altura por 15 metros de largura.
Continua depois da publicidade