Cotidiano

Itanhaém transforma árvores recolhidas nas ruas em adubo natural

Na Área de Transbordo e Triagem Municipal (ATT) há uma máquina que transforma as madeiras em serragem

Da Reportagem

Publicado em 14/11/2023 às 21:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de resíduos / Divulgação/PMI

Continua depois da publicidade

Em uma solução prática que traz muitos benefícios ao meio ambiente e à saúde pública, a Prefeitura de Itanhaém, por Secretaria de Serviços e Urbanização em parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, está realizando um processo de reciclagem das árvores recolhidas nas ruas da Cidade em adubo natural, por meio do projeto de Compostagem.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maior programa de iluminação da história de Itanhaém será lançado nesta terça

• Bazar da Casa Zen reúne artesãos de Itanhaém

Nas últimas semanas a Prefeitura tem trabalhado intensamente na para minimizar os impactos das chuvas que atingiram bairros Jardim Coronel, América, Iemanjá e Oásis. As árvores caídas e demais resíduos verdes recolhidos estão sendo encaminhados para Área de Transbordo e Triagem Municipal (ATT), na Chácara Cibratel.

No local, há uma máquina chamada conhecida como “triturador de pau”, que transforma as madeiras em serragem. Por sua vez, este material serve para transformar em compostagem, que posteriormente será usado na jardinagem e adubo de plantas dos prédios públicos em geral.

Continua depois da publicidade

“É um destino útil aos resíduos que trazem benefícios ao meio ambiente e à saúde pública. Este material poderá ser utilizado nos jardins de áreas públicas, como praças, escolas e demais próprios públicos. A intenção também é levar este adubo natural para a agricultura familiar”, explicou o secretário de Serviços e Urbanização, José Renato Costa de Oliva.

ECOPONTOS

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de resíduos. Um espaço dedicado ao descarte de entulhos de construção civil, materiais recicláveis, restos de poda de árvore e móveis sem utilidade. No projeto de Compostagem, serão reaproveitados todos os resíduos verdes como galhos, grama, plantas de jardinagem que são descartados no local por pequenos geradores, ou seja, moradores da cidade. 

Continua depois da publicidade

Após a coleta, estes materiais verdes serão encaminhados para a Área de Transbordo e Triagem Municipal (ATT), onde serão separados de possíveis outros tipos de materiais que possam estar misturados e, então, triturados virando material de compostagem.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software