Cotidiano

Israel pressiona EUA para evitar acordo nuclear com Irã

Funcionários dos EUA já disseram nos últimos dias que o governo de Obama não deve buscar uma nova ampliação do prazo para as negociações, realizadas em Viena

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 05/06/2015 às 19:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O ministro de Energia de Israel, Yuval Steinitz, pressionou o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que amplie as negociações com o Irã para além do prazo de 30 de junho, em vez de assinar um acordo que o governo israelense teme que seja fatal para sua segurança no longo prazo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em entrevista hoje, Steinitz disse que o governo acredita que os parâmetros para um acordo global com Teerã em abril trazem inúmeras falhas, que o Irã pode explorar para se tornar uma potência nuclear. Um auxiliar próximo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Steinitz citou especificamente os termos que permitem que o Irã continue a conduzir alguma pesquisa e desenvolvimento de centrífugas mais avançadas, que são usadas para produzir combustível nuclear. Além disso, o ministro disse que não há suficientes salvaguardas para garantir que o Irã permita que os inspetores internacionais tenham acesso rápido a locais suspeitos em seu território.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Morre Tariq Aziz, ex-ministro do governo de Saddam Hussein no Iraque

• Tsipras diz que proposta de acordo dos credores foi uma surpresa desagradável

• Merkel diz que conversas com a Grécia "ainda estão longe de conclusão"

Funcionários dos EUA já disseram nos últimos dias que o governo de Obama não deve buscar uma nova ampliação do prazo para as negociações, realizadas em Viena. O Departamento de Estado ainda não se pronunciou sobre as declarações do ministro israelense.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software