O repertório inclui também músicas brasileiras que valorizam a cultura negra / Divulgação/Israel Fagundes
Continua depois da publicidade
No dia 26 de abril, às 20h, o Sesc Santos recebe a cantora baiana Irma Ferreira com o espetáculo Em Cantos de Orisà. A apresentação convida o público a vivenciar a conexão entre a musicalidade e os saberes ancestrais das tradições afro-religiosas.
O show propõe uma imersão sensorial e espiritual por meio de cantigas (Oríkìs), orações (Àdùrás) e histórias sagradas (Itans) dos Orixás do panteão Nagô Vodun.
Continua depois da publicidade
O repertório inclui também músicas brasileiras que valorizam a cultura negra, interpretadas ao lado dos músicos Luan Badaró (percussão), Ruan de Souza (violão) e Beto Lemos (violoncelo).
As faixas fazem parte do álbum Em Cantos de Orisà, lançado em 2023 pelo selo AJABU! Records, que recebeu destaque em publicações internacionais.
Continua depois da publicidade
A apresentação preserva o espírito do álbum, mas ganha novos contornos ao vivo, com releituras que ampliam a expressividade das cantigas e rezas. O concerto de 1h20min oferece uma experiência musical única, que une inovação e reverência às raízes dos terreiros.
A semente do projeto surgiu em 2020, durante o período de isolamento da pandemia. Um vídeo postado por Irma em seu perfil no Instagram, com uma cantiga dedicada a Oxalá, despertou forte conexão emocional com os seguidores.
A resposta do público inspirou a criação da série de vídeos Em Cantos de Orisà, realizada em parceria com Angélica Ferreira e Everton Neves, e composta por cerca de 130 conteúdos com cantigas, preces e histórias dos Orixás, alcançando milhares de pessoas nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
O sucesso da iniciativa resultou no lançamento do EP Cantos e Rezas em 2021, seguido pelo álbum completo em 2023.
A estreia do show ocorreu em Salvador, no aniversário de Irma, em 28 de março, passou pelo Sesc Pompeia, em São Paulo, e agora chega ao litoral paulista para uma apresentação exclusiva.
Com mais de uma década dedicada à música erudita e à ópera, Irma Ferreira vive um momento marcante em sua trajetória artística. Professora e doutoranda em Canto Lírico pela UFBA, tem expandido sua atuação para palcos no Brasil e no exterior.
Continua depois da publicidade
Recentemente, participou da turnê com o grupo Ofá e deu vida à personagem Rahda na ópera-canção Amor Azul, criação do maestro Aldo Brizzi com Gilberto Gil.
A turnê Em Cantos de Orisà marca um novo capítulo em sua carreira, reafirmando o compromisso da artista com o fortalecimento da cultura afro-brasileira, da espiritualidade e das memórias coletivas de seu povo.
Os ingressos custam a partir de R$ 12 e chegam à R$ 40 e podem ser adquiridos através do site.
Continua depois da publicidade