Continua depois da publicidade
A Comissão de Humanização do Complexo de Saúde Irmã Dulce, que abrange o Hospital Municipal e o Pronto Socorro Central, conta com novos membros. A reunião que elegeu o novo grupo ocorreu na quinta-feira (17), na sede da unidade. Praia Grande é referência na Região Metropolitana da Baixada Santista neste tipo de trabalho e na atuação de voluntários em unidades de saúde.
Durante o encontro foi definido que a assistente social Renata Carvalho presidirá a Comissão. A profissional integra o grupo de apoio técnico do voluntariado hospitalar. A vice-presidência ficou com a médica Marisa da Matta Aprile, assistente técnica da Pediatria e responsável pelas adequações necessárias para que o Irmã Dulce se torne Hospital Amigo da Criança, conquistando a certificação do Unicef.
“Realizaremos um trabalho mais integrado junto ao Grupo Feliz de voluntariado, que já colabora com as ações. No ano passado, trouxemos voluntários que ministraram oficinas, como a de porta-panetone, para acompanhantes de pacientes e voluntários. O objetivo foi que eles aprendessem a técnica para ensinar aos pacientes”, comentou a nova presidente da Comissão.
Na próxima reunião, dia 7 de fevereiro, a nova coordenação definirá outros cargos da comissão, que possui Regimento Interno e participa das reuniões regionais do Núcleo de Humanização do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV), em Santos. Entre os projetos de humanização implantados no Irmã Dulce estão a Visita Aberta, a Terapia Assistida com Animais (chamada Pet Terapia) e a comemoração de datas festivas.
Continua depois da publicidade
Voluntariado
O Grupo Feliz conta com 14 novos voluntários. A equipe atua diariamente no Complexo de Saúde Irmã Dulce. Entre os trabalhos realizados, se destaca o auxílio aos pacientes em várias frentes, como na doação de roupas e calçados, promoção de cortes de cabelo e apoio em momentos difíceis.