A Ipiranga inicia nesta segunda-feira (18) as inscrições para o programa "Operação Mulher" / Divulgação/Ipiranga
Continua depois da publicidade
A Ipiranga inicia nesta segunda-feira (18) as inscrições para o programa "Operação Mulher", voltado para a formação de mulheres operadoras, realizado com apoio pedagógico com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas para qualificação gratuita. As alunas terão acesso a mais de 200 horas de capacitação em aulas 100% presenciais realizadas nos SENAIs nas seguintes cidades: Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), Betim (MG), Canoas (RS) e Belém (PA). As inscrições devem ser realizadas até o dia 28 de setembro neste link. O resultado da seleção das candidatas, que receberão uma bolsa-auxílio, e o período de matrículas serão divulgados até o dia 11 de outubro. A previsão é de que as aulas comecem na segunda quinzena do mesmo mês.
Esta é a segunda edição do programa, que tem como um dos objetivos formar mulheres para ingressar na área de óleo e gás. Em 2022, a Ipiranga realizou formações em Paulínia (SP) e Fortaleza (CE).
Continua depois da publicidade
Para esta edição, as candidatas precisam ter mais de 18 anos, ensino médio completo, disponibilidade para oito horas por dia de treinamento e, preferencialmente, residir nas cidades contempladas. As candidatas pré-selecionadas serão convocadas para uma etapa de entrevista presencial. O conteúdo programático prevê formação em operação de combustíveis e afins; intermediário em segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis (NR-20); formação de brigada de incêndio e trabalho em altura (NR-35). Há possibilidade de parte das formandas serem contratadas pela Ipiranga, mediante disponibilidade.
"Temos muito orgulho da trajetória desse projeto que soma resultados incríveis e, por isso, resolvemos expandi-lo e gerar oportunidades em mais cidades do país", afirma Luciana Domagala, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga. "Queremos contribuir para a empregabilidade das mulheres do entorno de nossas operações. Acreditamos que isso impacta diretamente no desenvolvimento local ao mesmo tempo em que incentiva a diversidade em nossa indústria", diz Luciana.
Continua depois da publicidade
Desenvolvimento - A Ipiranga está comprometida com várias ações afirmativas que visam a diversidade e inclusão em sua estratégia de negócio. Atualmente, cerca de 29% das mulheres estão em posições executivas e de liderança. Na vice-presidência, o índice chega a 33%. A empresa também acaba de aderir ao Movimento Mulher 360, movimento empresarial voltado para equidade de gênero e, ao lado de 100 empresas, trabalha para acelerar o avanço da equidade de gênero no segmento corporativo. Como forma de contribuir para o desenvolvimento local, a Ipiranga tem hoje 22 projetos sociais próprios e incentivados em todo o país, voltados para educação e geração de renda.
Outros exemplos são os patrocínios onde a Ipiranga se tornou, no ano passado, a primeira distribuidora de combustíveis a patrocinar o Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino – o Gauchão Feminino Ipiranga. No automobilismo, a equipe Ipiranga Racing, que disputa a Stock Car Pro Series, tem em seu quadro a única engenheira da categoria, Rachel Loh.
Sobre a Ipiranga
Continua depois da publicidade
A Ipiranga está presente na jornada de mobilidade de milhões de brasileiros. São mais de 85 anos em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, valorizando o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana. São 6,5 mil postos e mais de 6 mil grandes clientes que aplicam o portfólio pioneiro de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga. Reconhecida por diversos rankings, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo e pequenos reparos, a AmPm e o Jet Oil, além de um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com mais de 37 milhões de participantes.
Continua depois da publicidade