Cotidiano

IPEM-SP realiza verificação anual de taxímetro e mudança de tarifa em Praia Grande

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência

Publicado em 19/02/2015 às 15:17

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Todos os taxistas do município de Praia Grande deverão passar, entre 23 a 27 de fevereiro, pela verificação periódica anual de taxímetro e mudança de tarifa. Realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), a ação será realizada, a partir das 9h, sendo o ponto de partida na Rua Antônio Severiano, altura do número 607 – Tude Bastos.

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Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

A operação, obrigatória a todas as categorias de táxi, é realizada pelo IPEM-SP (Foto: Divulgação)

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Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
- Certificado de propriedade do veículo;
- Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2014;
- GRU quitada;
- Comprovante de endereço;
- Guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235-7815 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, localizada à Rua Amazonas, 83, no Campo Grande.

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2016”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 0522 ou pelo e-mail [email protected].

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