Continua depois da publicidade
Os taxistas de Bertioga já podem consultar no site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A ação está programada para 29 de setembro, sendo o ponto de partida a Avenida Anchieta, altura do número 581, no Centro.
No caso dos plantões de regularização de taxímetro, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer. O IPEM-SP realiza, periodicamente, também, a verificação anual – ação de participação obrigatória a todas as categorias de táxi.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência.
Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.
Continua depois da publicidade
Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:
- alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
Continua depois da publicidade
- certificado de propriedade do veículo;
- certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2013;
- GRU quitada;
Continua depois da publicidade
- comprovante de endereço;
- guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235-7815 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, localizada à Rua Amazonas, 83, no Campo Grande.
Continua depois da publicidade
Fique de olho
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2015”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta”.
O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.
Continua depois da publicidade
O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio dos telefones 0800 013 0522 (São Paulo) e (11) 3581-2019 (outras localidades) e do e-mail [email protected].
Continua depois da publicidade