Cotidiano

IPEM-SP autua motoristas com tacógrafos irregulares na Rodovia dos Imigrantes

Condutores foram autuados e os responsáveis têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao órgão

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/08/2015 às 15:56

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Nesta sexta-feira (28), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), realizou fiscalização de veículos que transportam produtos perigosos e cronotacógrafos na Rodovia dos Imigrantes (SP-160), km 56 em Cubatão, com apoio da Polícia Rodoviária Estadual.

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No total, a ação identificou irregularidades em 22 (17%) dos 130 veículos fiscalizados. Os motoristas foram autuados pela falta do certificado de verificação do instrumento, popularmente conhecido como “tacógrafo”. No caso dos veículos-tanque, aqueles que transportam produtos perigosos, dos 12 parados durante a blitz, todos estavam regulares.

A partir da autuação os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 5.000, dobrando na reincidência.

As multas, em casos de irregularidade no tacógrafo, pode variar de R$ 768 a R$ 5.000, dobrando na reincidência.

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Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.

Em 2014, em diversas regiões do Estado, o IPEM-SP fiscalizou 21.578 mil veículos, sendo 16% (3.578) autuados por irregularidades. A categoria de veículos escolares, proporcionalmente às demais categorias, foi a que apresentou maior índice de autuação, com 30% no período. Em seguida, a categoria de cargas em geral somou 20% das autuações; os ônibus foram os terceiros mais autuados, com 11%; e os transportes de produtos perigosos, com 4% de autuações por irregularidades.

A operação especial, denominada “Satélite” integra conjunto de ações da autarquia que acontecem em todo o Estado, com a finalidade de identificar, no caso dos cronotacógrafos, popularmente conhecidos como tacógrafos, se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo IPEM-SP, que é válido pelo período de dois anos.

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Nos veículos que transportam produtos perigosos, os veículos-tanque, os fiscais do instituto inspecionam cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente.

Durante a ação foram encontradas irregularidades em 17% dos veículos fiscalizados (Foto: Luiz Torres/DL)

Como funciona o tacógrafo

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O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.

Para obter o certificado de verificação do tacógrafo o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Inmetro e passar por posto de ensaio autorizado para verificar se o instrumento está adequado à legislação.

Os ensaios metrológicos são enviados para que o IPEM-SP faça as análises do relatório e disco de ensaio e, no caso de aprovação, emita o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

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