Cotidiano

Ipem regulariza taxímetros na Baixada

A verificação ocorre em 24 e 26 de junho e é voltada especificamente aos taxistas que precisam validar o instrumento nos veículos

Publicado em 23/06/2014 às 09:50

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Os taxistas de Praia Grande e de Peruíbe já podem consultar no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões de verificação de taxímetro, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo.

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Em Praia Grande, a verificação acontece amanhã, na Rua Antônio Severino, altura do número 607 – Tude Bastos. Já em Peruíbe, a ação está programada para acontecer na quinta-feira (26), sendo o ponto de partida a Avenida da Praia, em frente ao quiosque 36 - Centro.

A verificação anual é obrigatória a todas as categorias de táxi. No caso dos plantões, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência. 

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Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

 A verificação anual é obrigatória a todas as categorias de táxi (Foto: Divulgação)

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235-7815 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, localizada à Rua Amazonas, 83 – Campo Grande.

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Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2015”. “Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta”, alerta Alexandre Modonezi, superintendente do IPEM-SP.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

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O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio dos telefones 0800 013 0522 (São Paulo) e (11) 3581-2019 (outras localidades) e do e-mail [email protected]. No site www.ipemsp.gov.br está disponível para download o Guia Prático de Consumo com dicas sobre o que o consumidor deve observar na compra de diversos produtos.
 

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