Cotidiano

Investimento milionário promete modernizar cidade turística de São Paulo

O projeto é um passo importante no processo de revitalização e valorização do patrimônio do município

Luna Almeida

Publicado em 28/03/2025 às 22:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Esses investimentos fazem parte de um plano maior de recuperação e valorização da vila ferroviária / Divulgação

Continua depois da publicidade

Paranapiacaba, um dos principais pontos turísticos do interior do Estado de São Paulo, vai ganhar uma grande transformação nos próximos anos. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em uma reunião realizada na última quarta-feira (26), o prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), anunciou a destinação de R$ 100 milhões pela MRS Logística para melhorias na vila histórica, incluindo a construção de um viaduto sobre a linha férrea. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Da praia ao interior: São Paulo tem sete projetos de 'trens intercidades'

• Concorrido: conheça o passeio de trem que leva até enigmática vila em SP

• Conheça o concorrido passeio de trem que sai de SP até vila mal assombrada

O projeto, que promete trazer mais segurança e acessibilidade para a região, é um passo importante no processo de revitalização e valorização do patrimônio de Paranapiacaba.

A obra do viaduto, que já tem o projeto executivo pronto e está na fase de licenciamento ambiental, tem previsão para começar até o final do primeiro semestre de 2025, com entrega prevista para julho de 2026. 

Continua depois da publicidade

Com 100 metros de extensão, o viaduto contará com ciclovia e calçada para pedestres, promovendo mais segurança e facilitando o tráfego local. Além disso, a construção irá preservar tanto o patrimônio ambiental quanto o ferroviário da região.

Uma parceria fundamental

O prefeito Gilvan Junior destacou a importância dessa parceria entre o poder público e a iniciativa privada, ressaltando que, por meio dessa colaboração, grandes projetos, como o viaduto, podem ser executados, trazendo melhorias concretas para a população. 

Ele também enfatizou que essas melhorias ajudam a fortalecer Paranapiacaba como um destino turístico, ao mesmo tempo em que preservam o patrimônio histórico da vila.

Continua depois da publicidade

Fábio Picarelli, subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, reforçou que as obras de mobilidade e revitalização são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores e impulsionar o turismo na região. 

Ele também destacou a importância do viaduto e da revitalização do pátio ferroviário como um passo importante para que Paranapiacaba busque, cada vez mais, o reconhecimento da Unesco como patrimônio da humanidade.

Outros investimentos para a vila histórica

Além do viaduto, a MRS Logística também realizará melhorias na segregação das linhas férreas e está prevista para 2034 a construção da nova estação Saladino da CPTM. 

Continua depois da publicidade

Esses investimentos fazem parte de um plano maior de recuperação e valorização da vila ferroviária, com o objetivo de consolidar Paranapiacaba como um dos destinos turísticos mais importantes do estado.

A Prefeitura de Santo André também tem investido em outras frentes de valorização da cidade. 

A cidade conta também com passeios de trem turísticos com destino à vila histórica.

Continua depois da publicidade

Recentemente, Gilvan Junior se reuniu com o superintendente do IPHAN, Danilo Nunes, para confirmar um aporte de R$ 12,5 milhões via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), destinados à restauração de casas históricas. 

Essas ações reforçam o compromisso da gestão com a preservação da história e o desenvolvimento da região.

Com o novo viaduto e outros investimentos em infraestrutura e preservação, Paranapiacaba está mais perto de se tornar um modelo de turismo sustentável e de valorização do patrimônio histórico no Brasil.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software