Continua depois da publicidade
O Instituto Médico Legal (IML) de Santos volta a funcionar a partir de hoje, após vistoria e liberação da Vigilância Sanitária e de Saúde do Trabalhador da Prefeitura. O equipamento continua a receber as demandas de sete cidades da Baixada Santista, além de Itariri, no Vale do Ribeira, no entanto não há nova geladeira para a refrigeração dos corpos. O local tem capacidade para abrigar apenas 14 cadáveres.
Segundo a Administração Municipal, o IML terá uma nova câmara frigorífica para o acondicionamento dos corpos, mas ainda não há uma data específica.
O equipamento estava interditado desde 17 de julho para a realização de obras e reparos. Desde lá, os funcionários prestavam apenas serviços administrativos e esclareciam dúvidas do público.
Segundo informou a Prefeitura, o imóvel já está apto para realização de todo os serviços de ginecologia forense e corpo de delito, serviços chamados de “perícia viva”. O prédio passou por limpeza geral e remoção de entulho, capinação, desentupimento hidráulico, e ganhou ajustes elétricos e hidráulicos, já visando a instalação da nova câmara.
A interdição parcial do prédio impedia o recebimento de novos cadáveres e a realização de corpo de delito e exames ginecológicos em casos de estupros. Desde então, apenas foram efetuados os procedimentos obrigatórios nos corpos que já estavam no imóvel.
Continua depois da publicidade
Sem o funcionamento do IML de Santos, os serviços do IML de Guarujá foram sobrecarregados. Segundo apurou a Reportagem do DL na ocasião, com um servidor que pediu para manter sua identidade preservada, o IML de Guarujá recebeu 10 cadáveres no intervalo de três dias, com a interdição do equipamento de Santos. Esse número era somado à média diária de três cadáveres que o equipamento já recebe habitualmente. Em Guarujá, uma única geladeira, com capacidade para a conservação de 12 corpos, dá o suporte para os serviços das demais cidades da região.
IML de Praia Grande
Continua depois da publicidade
O Governo do Estado informou que a licitação para as reformas estruturais do IML de Praia Grande será aberta em 20 de agosto. A previsão estimada é de conclusão da obra em quatro meses, após o início da reforma.
Fechado desde novembro de 2013 por determinação do Ministério Público Estadual (MPE), o Instituto Médico Legal de Praia Grande não cumpriu as adaptações exigidas pelo MPE e Vigilância Sanitária e, devido a isso, não teve a liberação da unidade. Assim, toda a demanda da Cidade foi transferida para Santos e, posteriormente, com o fechamento deste, a Secretaria de Segurança
Pública de São Paulo transferiu os serviços para Guarujá.
Com o IML de Santos liberado, os serviços referentes ao equipamento de Praia Grande devem ser remanejados novamente para o município.
Continua depois da publicidade