Os curta-metragens contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca / Divulgação
Continua depois da publicidade
Se você curte cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família com sustentabilidade, ciências e tecnologia, esse programa é perfeito para você.
Na próxima terça-feira (15), a cidade de Campinas recebe o CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil.
Continua depois da publicidade
A programação acontece a partir das 18h, na Praça do Parque Oziel e a entrada é gratuita.
Durante a abertura do evento, haverá uma apresentação da Dança do Leão Chinês, realizada pelos alunos da Associação Shaolin Chan.
Continua depois da publicidade
Na telona, serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação "O Reino dos Elfos" que aborda a relação entre humanos e elfos.
Entre os dias 24 e 30 de abril, será realizada a 1ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovision.
Os curta-metragens contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.
Continua depois da publicidade
O evento é realizado pelo Instituto CPFL e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Em 2025, o Circuito CPFL, por meio do CineSolar, tem a previsão de percorrer cerca de 100 municípios brasileiros. Este ano, as sessões de cinema itinerante integram as atividades da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, que homenageiam a amizade entre os dois países.
Durante todo o mês de abril, ainda em comemoração ao Dia Mundial da Língua Chinesa, serão exibidos curtas e longas-metragens produzidos no país.
Continua depois da publicidade
Nos demais meses, as sessões também terão curta-metragens com a temática chinesa a fim de aproximar o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa.
O cinema opera através de um furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho.
O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela.
Continua depois da publicidade
Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
(filmes com recursos de acessibilidade)
Continua depois da publicidade
Horários: 18h - 1ª sessão: curtas-metragens ambientais
19h - 2ª sessão: animação “O Reino dos Elfos”
Entrada: livre - não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Praça do Parque Oziel (rua José Pereira dos Santos, 366 - Parque Oziel)
Local em caso de chuva: Quadra da EMEF Oziel Alves Pereira (rua Fauze Selhe, s/n - Parque Oziel)
(Filmes com recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva)
‘Histórias milenares – conhecendo a China’ - Direção: Carlos Munhoz, Cynthia Alario e Paulo Perez - Brasil - 2025 - Documentário - Duração 6 min
Continua depois da publicidade
Nesse curta-metragem, a equipe do CineSolar apresenta curiosidades e informações sobre a China, seu povo, cultura e o impacto da tecnologia nas fontes de energia renovável.
Com um roteiro interativo e dinâmico, o público é convidado a praticar algumas palavras em mandarim, além de descobrir temas desse fascinante país.
‘Lagrimar’ - Direção: Paula Vanina - Brasil - 2024 - Animação - Duração: 14 min
Joana, uma menina solitária em busca de água em meio à seca, encontra um novo significado em sua jornada ao vivenciar um encontro inesperado e enigmático.
‘Os Macurus’ - Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus - Brasil - 2022 - Animação - Duração: 7 min
Continua depois da publicidade
Ao tentar revitalizar uma praça, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais como ferramentas, os Macurus se deparam com um monstro sem forma.
‘Where Are You From?’ - Direção: Juan Cristiani - Uruguai - 2023 - Animação - Duração: 2 min e 40s
Uma jornada cinematográfica imersiva, transmitindo efetivamente a urgência de abordar desastres ambientais e suas consequências por meio do realismo e da fantasia.
‘Ilha do Lixo’ - Direção: Elisa Guimarães - Brasil - 2023 - Animação - Duração: 8 min e 40s
Janaína e seu pai Alfredo enfrentam um congestionamento por causa de uma enchente. A menina joga uma garrafa de plástico pela janela do carro, a partir desse momento, acompanhamos toda a trajetória da garrafa, passando pelo esgoto, bacias de água doce, população ribeirinha, até o mar, onde a garrafa se acomoda em uma das grandes ilhas de plástico presentes no oceano.
‘Vellozia’ - Direção: Pedro de Castro Guimarães - Brasil - 2024 - Animação - Duração: 13min
Fruto do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado Pé, "Vellozia" é um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade.
A história se passa no Cerrado, o berço das águas, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar os problemas ambientais.
‘Céu Fumaça - a emergência climática na voz das crianças’ - Direção: Jader Gudin – Brasil - 2022 - Animação - Duração: 5 min e 50s
O curta de animação “Céu fumaça - A emergência climática na voz das crianças” traz depoimentos de crianças que vivem em diferentes regiões brasileiras; elas contam como veem e percebem o impacto da emergência climática em suas vidas.
O filme é uma realização da Toca de Barro Filmes e do Portal Lunetas, iniciativa do Instituto Alana. A produção faz parte do movimento #KidsFirst e do especial do Lunetas, “Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente”.
‘Floresta que refresca’ - Direção: Ianah Mello – Brasil - 2019 - Animação - Duração: 05 min e 10s
É uma animação de 5 minutos que fala sobre a questão das mudanças climáticas, apresentando uma proposta para repensarmos nossa relação com o meio ambiente.
‘Verde!’ - Direção: Rodrigo Luluca – Brasil - 2020 - Animação - Duração: 06 min e 13s
VERDE, um filme que retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde (natureza). O filme repudia o abate excessivo de árvores e incentiva a proteger o meio ambiente.
‘O Reino dos Elfos’ - Direção: Yi Ge, Yuefeng Song - China - 2016 - Duração: 104 min
No mítico mundo élfico de Altera, uma batalha épica se desenrola entre a bela princesa Liya e a elfa negra Elena, que ganhou posse de uma joia tão poderosa que permite ao seu detentor total autoridade sobre todos os Alterans.