Continua depois da publicidade
Os inspetores internacionais encarregados de supervisionar a destruição das armas químicas da Síria revelaram hoje terem feito um "encorajador progresso inicial" em sua missão.
A equipe conjunta de inspetores da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) e das Nações Unidas informou ter recebido documentos do governo sírio.
"Eles parecem promissores. Mas uma análise mais detalhada, especialmente dos diagramas técnicos, será necessária e muitas dúvidas ainda precisam ser respondidas", afirmaram os inspetores.
A expectativa, segundo eles, é de que as inspeções e o desmantelamento das primeiras armas ocorram dentro de uma semana, mas isso ainda depende da ação conjunta entre grupos técnicos e especialistas sírios.
Continua depois da publicidade
Ontem, um dia depois de terem chegado a Damasco, os inspetores de armas da ONU iniciaram formalmente a missão de destruir o arsenal químico sírio.
As metas dos inspetores são desmantelar a capacidade de produção até 1º de novembro e destruir o estoque de mil toneladas de armas químicas até meados de 2014.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade