Continua depois da publicidade
Passada a Copa do Mundo, muitos já pensam na próxima data importante para o País: as eleições de 5 de outubro. O eleitor que já sabe que estará fora de seu domicílio eleitoral neste dia terá a chance de votar somente para presidente da República (e o respectivo vice). Os eleitores que estiverem viajando não poderão escolher candidatos para governador, senador e deputados estadual e federal.
O voto em trânsito será possível porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai instalar urnas em capitais e nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Quem for para estas localidades tem de procurar qualquer cartório eleitoral até 21 de agosto e levar um documento oficial com foto.
A inscrição para o voto em trânsito também poderá ser feita nas unidades do Poupatempo de São Paulo (Santo Amaro, Lapa e Itaquera), São Bernardo do Campo, Osasco e Guarulhos.
Continua depois da publicidade
Experiência adotada pela primeira vez em 2010, o voto em trânsito também será válido para um eventual segundo turno, marcado para 26 de outubro. O pedido para essa mesma data também deve ser feito até 21 de agosto.
O eleitor da Baixada Santista que estiver na Capital, nos dias de eleição, encontrará seções eleitorais exclusivas nas estações de metrô Sé e República, ao lado da estação Vergueiro e no Colégio Santo Agostinho. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vai avaliar a necessidade de criar outros locais para atender esse público.
Além da Capital, no Estado de São Paulo estão previstas seções nas cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Suzano, Taubaté, Barueri, Bauru, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Franca, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Limeira, Mauá e Mogi das Cruzes.
Continua depois da publicidade
Exterior
O eleitor que está inscrito fora do Brasil, mas que estiver em território nacional, também pode fazer o cadastro para o voto em trânsito. A regra é a mesma: tem de levar um documento oficial com foto para os mesmos locais (cartórios e unidades do Poupatempo citadas acima) no mesmo período.
Continua depois da publicidade