Continua depois da publicidade
As antigas lâmpadas incandescentes de todos os semáforos da cidade já começaram a ser substituídas por módulos de LED. Realizada no período noturno pela concessionária de energia elétrica, com acompanhamento de técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a troca começou na madrugada de terça-feira (9) na região da entrada da cidade, contemplando a rua Visconde de São Leopoldo (esquinas com ruas São Bento e Cristiano Otoni). Em seguida, o serviço continuará nas avenidas Martins Fontes e Getúlio Vargas e vias do Centro Histórico.
O sistema está sendo modernizado graças a um termo de cooperação pela eficiência energética firmado no último dia 2 entre a prefeitura e a CPFL Piratininga, sem custos para o município. Serão trocados 8.818 módulos de 344 cruzamentos semaforizados, além das lâmpadas dos equipamentos dirigidos a ciclistas e pedestres. Outros 24 cruzamentos, localizados em diferentes pontos da cidade, já contavam com semáforos a LED. A previsão é de que a troca completa seja concluída em cinco meses.
Entre as vantagens da nova tecnologia, estão a facilidade de manutenção do sistema e a economia de 90% de energia. As lâmpadas LED também propiciam melhor visualização dos luminosos, tendo vida útil muito maior que as incandescentes – duram cerca de 100 mil horas, enquanto as convencionais apenas 10 mil. E mesmo que uma micro-lâmpada do módulo queime, o equipamento permanece aceso, sem prejuízo para o trânsito.
Continua depois da publicidade