Continua depois da publicidade
As indústrias do polo de Cubatão abrirão mais vagas de emprego nos próximos dias. Todas serão preenchidas através do PAT. A garantia foi dada na manhã de ontem, durante reunião na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Cubatão, da qual participaram a prefeita Marcia Rosa, secretários municipais, vereadores, Sindicato, comissão de trabalhadores e representantes das indústrias do polo industrial. A pauta do encontro foi a contratação de trabalhadores da Cidade.
“Estamos tentando fazer o acompanhamento para melhorar a relação das indústrias com o trabalhador. A reunião passada foi muito produtiva. Estamos buscando oferecer mais vagas ao trabalhador cubatense”, afirmou o presidente do Ciesp Cubatão, Valdir Caobianco.
Uma nova reunião foi marcada para o dia 23 de abril, às 10 horas, também no Ciesp.
De acordo com a prefeita, com o Pacto pelo Emprego, lançado em 2009, houve muitos avanços, e, nos últimos tempos, também retrocessos, mas uma nova etapa se inicia. “Com diálogo, respeito e, principalmente, a união das indústrias, do Poder Público e dos trabalhadores, vamos avançar mais. Estamos lutando pela garantia do emprego do nosso povo e pela sustentabilidade de nossa Cidade”, disse Marcia Rosa.
Continua depois da publicidade
Marcia anunciou que a partir de agora todas as licitações realizadas pela Prefeitura deverão estabelecer que os vencedores, caso tenham necessidade de contratação de mão de obra para execução do serviço para o qual foram contratados, deverão contratar funcionários preferencialmente pelo PAT, garantindo oportunidades de emprego, ainda que temporários, aos trabalhadores da Cidade. “É mais uma medida para incentivar a contratação dos nossos profissionais”.
A prefeita reiterou a importância da parceria com as indústrias para o fortalecimento do PAT. E lembrou da necessidade de ampliar as vagas para as mulheres, além da formação profissional dos trabalhadores de acordo com o mercado. Ainda durante a reunião, algumas empresas confirmaram que irão disponibilizar vagas de qualificação.
Continua depois da publicidade
Alojamentos clandestinos
A chefe do Executivo enfatizou a intensificação da fiscalização para coibir os alojamentos clandestinos. Disse ainda que está solicitando ao Governo do Estado a inclusão de Cubatão no Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, que disponibiliza vagas em frentes de trabalho.
O secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Alberto Benincasa, parabenizou a atuação da comissão dos trabalhadores pelo empenho e mobilização. “O diálogo e a vontade de melhorar fizeram toda a diferença nessas negociações”. Ele enfatizou as melhorias que o Posto de Atendimento ao Trabalhador está recebendo para oferecer mais qualidade no atendimento à população.
Continua depois da publicidade
O presidente do Sintracomos, Marcos Braz de Oliveira, o Macaé, apresentou a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Entre elas, a prioridade de contratação para os trabalhadores de Cubatão; curso de qualificação e requalificação para os desempregados; criação de um restaurante popular nos moldes do “Bom Prato”, café da manhã para os desempregados, criação de uma frente de trabalho emergencial e a proibição de alojamentos clandestinos.
Vereadores
Participaram da reunião também o presidente da Câmara Municipal Aguinaldo Araújo e os vereadores Wagner Moura, Ivan Hildebrando, Fábio Alves (Roxinho), Jair do Bar, Adeildo Heliodoro, Severino Tarcício da Silva (Doda), César da Silva Nascimento e Fábio Moura.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade