Continua depois da publicidade
A Indonésia retirou na manhã deste sábado um alerta de tsunami após um terremoto subaquático de magnitude 7,1 atingir o país. O tremor foi registrado às 10h31 no horário local (1h30 de Brasília), a noroeste da cidade de Ternate, nas Ilhas Maluku, segundo dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).
A agência de mitigação de desastres naturais da Indonésia disse que o terremoto sacudiu o grupo de ilhas Sitaro, ao norte de Sulawesi, e também a cidade de Manado, por um período de cinco a sete segundos. Inicialmente foi emitido um alerta de tsunami para a região norte de Sulawesi e o arquipélago de Maluku, mas o aviso foi retirado agora.
Continua depois da publicidade
O serviços meteorológico da Indonésia disse que ondas de menos de 10 centímetros atingiram Manado e outras regiões litorâneas, mas a situação já voltou ao normal, sem relatos de danos ou feridos. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, que tem sede no Havaí, havia informado que as ondas poderiam abranger um raio de 300 quilômetros do epicentro do terremoto e atingir até um metro de altura em algumas partes da Indonésia, com as primeiras ondas chegando à costa 36 minutos após o tremor. Nas Filipinas a expectativa era de que as ondas poderiam chegar a 30 centímetros.