Cotidiano

Incêndios na Austrália já destruíram mais de 12 mil hectares

Mais de 800 bombeiros, apoiados por dezena de aeronaves e 80 viaturas, combatem as chamas, principalmente na zona de Adelaide Hills, no estado da Austrália do Sul

Publicado em 04/01/2015 às 12:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os incêndios florestais registrados desde a última sexta-feira (2) no sul da Austrália já consumiram aproximadamente 12 mil hectares e destruíram pelo menos 12 habitações, informaram hoje (4) as autoridades locais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mais de 800 bombeiros, apoiados por dezena de aeronaves e 80 viaturas, combatem as chamas, principalmente na zona de Adelaide Hills, no estado da Austrália do Sul.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estado de saúde de enfermeira britânica com ebola é crítico, informa hospital

• Gelo pode ter provocado queda do avião da AirAsia, diz agência meteorológica

• Menina de 7 anos sobrevive a queda de avião bimotor nos Estados Unidos

“Há muitas casas destruídas. Mas, milagrosamente, também há muitas que se salvaram, apesar de o cenário ao redor ser obscuro”, afirmou o chefe do governo da Austrália do Sul, Jay Weatherill, em declarações aos jornalistas.

O intenso fogo continua sem controle e avança em todas as direções, segundo o Serviço de Bombeiros da Austrália, que advertiu para o risco de perdas humanas, mesmo após uma melhoria das condições meteorológicas.

Continua depois da publicidade

Isso porque se espera que o ligeiro arrefecimento do tempo registrado hoje ajude os bombeiros a controlar as chamas, mas as previsões indicam que as temperaturas deverão voltar a subir na próxima quarta-feira (7).

A zona das colinas de Adelaide, conhecidas por sua produção vinícola e que se localiza a nordeste da cidade, é habitada por cerca de 40 mil pessoas que foram aconselhadas anteriormente pelas autoridades a abandonar suas casas o mais rapidamente possível.

As elevadas temperaturas durante o verão austral têm contribuído nos últimos anos para o aumento dos incêndios na Austrália, fenômeno que os cientistas atribuem parcialmente ao aquecimento global.

Continua depois da publicidade

Um tribunal do país aprovou, no dia 23 de dezembro, uma indenização superior a US$ 400 milhões para pessoas afetadas pelos incêndios registrados em 2009 no estado de Victoria e que deixaram 173 mortos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software