Continua depois da publicidade
Os incêndios florestais que atingem a Austrália deste sexta-feira (4) chegaram a Nova Gales do Sul, o Estado mais populoso do país, nesta terça-feira (8), forçando os moradores a deixarem as áreas mais afetadas. Por causa das altas temperaturas e do fogo que se espalha rapidamente, as autoridades alertaram sobre condições "catastróficas" no país.
Hoje, os termômetros registraram 44,8 graus Celsius em algumas partes de Nova Gales do Sul e chegaram a 42,5 graus Celsius em certas áreas de Sydney. Ventos fortes aumentavam a possibilidade de os focos se espalharem por áreas ainda maiores.
Mais de 130 focos foram registrados no Estado, sendo que cerca de 40 deles são descritos como fora de controle, o que ameaça residências e outras propriedades. O governo federal em Camberra colocou em prática o plano de resposta a desastres para coordenar os esforços do Corpo de Bombeiros com assistência do Exército.
"A ameaça de incêndio em Nova Gales do Sul está entre severa e catastrófica hoje e nossa primeira preocupação é em relação à segurança e às necessidades das pessoas atingidas diretamente", disse Nicola Roxon, advogado-geral da Austrália. O governo pede que os moradores preparem kits de emergências, que incluam lanternas, suprimentos médicos e rádios de pilha.
Continua depois da publicidade
Em Bega, região localizada na costa sul de Nova Gales do Sul, as temperaturas subiram 15 graus em menos de uma hora nesta terça-feira, aumentando de 23 graus Celsius às 8h (horário local) para 37,8 graus às 9h.
Moradores das áreas mais afetadas foram alertados para que busquem abrigo e a primeira-ministra Julia Gillard pediu que os residentes fiquem atentos e sigam os conselhos dos serviços de emergência. Nenhuma morte foi registrada.
Continua depois da publicidade
Avisos de condições "catastróficas", o nível mais alto de alerta, foram entraram em vigor para as regiões de Illawarra, Shoalhaven, Southern Ranges e Riverina no sul do estado. Além disso, uma série de alertas de emergência foram disparados em outras áreas.
Há registros de incêndios também no Estado de Victoria e no Território da Capital Australiana, onde fica a sede do governo federal. No Estado da Tasmânia, região mais afetada pelo fogo, um novo alerta de emergência foi emitido levando os moradores a se deslocarem para áreas mais seguras. Equipes de emergência da Nova Zelândia estão a caminho para oferecer ajuda.
Mais de 100 propriedades foram destruídas depois de o fogo atingir a península da Tasmânia.
Continua depois da publicidade
Seguradoras já receberam reivindicações equivalentes a mais de 42 milhões de dólares australianos (US$44 milhões) dos cidadãos da Tasmânia, segundo informações do Conselho de Seguros da Austrália divulgadas nesta terça-feira. O montante é mais de 60% maior que a estimativa inicial. As informações são da Dow Jones.