Cotidiano

Inaugurado acesso ao Porto de Guarujá

Via de 600 m de extensão será integrada à Perimetral. A ação fez parte das comemorações do Dia do Padroeiro Santo Amaro, comemorado ontem

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/01/2015 às 10:55

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Às 11h30 de ontem, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), cortou a fita inaugural do acesso provisório ao Porto de Guarujá. O equipamento visa melhorar a circulação de caminhões que se dirigem a esses terminais localizados à Margem Esquerda do Porto de Santos. O novo acesso, que liga a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Avenida Santos Dumont, fica ao lado das empresas Dow Química e Fassina. A ação fez parte das comemorações do Dia do Padroeiro Santo Amaro, comemorado ontem.

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Construído em dois terrenos particulares, alugados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), junto ao grupo multinacional Dow Química e ao grupo brasileiro Fassina, o novo acesso teve faixa de desaceleração construída pela Ecovias, o que gera maior velocidade nas operações de embarque e desembarque.

A via tem 600 metros de comprimento e 25 de largura. Ela será integrada à segunda fase da Avenida Perimetral e pretende reduzir em 40% a movimentação de caminhões na Rua Idalino Pinez, conhecida como Rua do Adubo. Quando estiver concluída a segunda fase da Perimetral, o sistema viário desarticulará a necessidade de acessar o Porto pela Rua do Adubo, que voltará a ser uma via exclusivamente municipal, com tráfego local.

“Essa via é fundamental ao Porto. Ela vai melhorar o fluxo de caminhões e promover mais segurança à população. É uma obra de todas as esferas de governo e das empresas portuárias. No futuro, teremos um viaduto que evitará que caminhões tenham contato com carros de passeio. Será um complemento do complexo viário já existente e se alinhará à fase 2 da Perimetral”, disse.    

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Maria Antonieta corta faixa junto com autoridades portuárias (Foto: Luiz Torres/DL)

Perimetral Fase 2

A Fase 2 da Perimetral terá quatro quilômetros de pistas e duas pontes, sendo uma estaiada e outra convencional, que deverá ter o projeto-executivo concluído até abril deste ano. A obra está orçada em R$ 300 milhões, valor previsto na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Todas as proposições de solução de traçado e de obras necessárias foram aprovadas em reuniões técnicas entre a Prefeitura de Guarujá e a Codesp.

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Na Avenida Santos Dumont, para segregar o tráfego urbano do portuário, a Codesp optou por construir uma ponte. Ela terá 990 metros de comprimento e quatro faixas. Será usada somente por veículos de passeio, atendendo ao fluxo urbano. A obra terá início nas proximidades do terminal da Dow Química e fim sobre o Rio Santo Amaro. A ponte que já existe no local será demolida para a construção de uma nova.

Os caminhões que saem e vão para São Paulo e os que vêm de Guarujá para o Porto entrarão pelas alças na ponte estaiada, que será construída na Via Conêgo Domênico Rangoni. A estimativa é de que esteja concluída em 12 meses, a partir do início das obras. Somente após sua entrega, terá início a remodelação da Avenida Santos Dumont e a construção da outra ponte sobre o Rio Santo Amaro, esta de uso exclusivamente urbano, com previsão de entrega para 2018.

Guarujá, além de sua vocação turística, tem na sua área portuária uma grande fonte de emprego e renda. Os terminais instalados em Vicente de Carvalho são responsáveis por mais de 60% da movimentação de cargas e valores do Porto de Santos.

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