Continua depois da publicidade
A Fundação Arquivo Memória de Santos (Fams) já está funcionando em novo endereço, na Rua Amador Bueno, 22, Centro Histórico. A inauguração oficial da nova sede ocorreu anteontem à tarde (18), em solenidade que integrou as comemorações pelo 17º aniversário da instituição.
O imóvel, que passou por ampla reforma, data de 1940 e mantém características dos estilos neo-clássico e art déco. Ele já abrigou a Associação Predial e a Biblioteca Alberto Sousa.
Continua depois da publicidade
O presidente da entidade, José Manoel Costa Alves, destacou os benefícios da remodelação do imóvel. “O espaço foi modernizado, contemplando uma série de melhorias para abrigar a parte administrativa, como sala da diretoria, arquivo e espaços para a promoção de exposições, cursos, palestras e seminários; ganhou também um auditório com 120 lugares”.
As obras incluíram ainda a recuperação da cobertura, fachada, renovação dos sistemas hidráulico e elétrico, bem como da rede de telefonia e câmeras de segurança com TV e sensores presenciais. Mais: instalação de elevador, pintura geral e integração à internet, por meio de fibra ótica, com todos os setores da administração municipal.
Continua depois da publicidade
O prefeito João Paulo Tavares Papa aprovou a nova sede e o trabalho da entidade “A Fams nunca se afastou do seu foco principal que é o de resgatar e documentar a história da cidade e de seus grandes vultos; o aperfeiçoamento constante deste trabalho já ganhou notoriedade nacional e internacional”, disse o prefeito.
Programação
A solenidade também foi marcada pelo encerramento das atividades do programa História Oral, cujo objetivo é colher depoimentos de pessoas anônimas e figuras que se destacam na história da cidade. Cerca de 40 depoentes estiveram presentes no evento e receberam troféus personalizados. Na oportunidade, a Fams lançou o Calendário 2013, tendo como tema os bondes e fotos antigas de Santos.
Continua depois da publicidade