Cotidiano

Impostômetro chega a R$ 1,4 trilhão neste domingo às 7 horas

O Impostômetro revela o valor desembolsado por todos os brasileiros desde o 1º dia do ano para pagar impostos, taxas e contribuições para a União, os estados e os municípios

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/11/2014 às 17:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai registrar R$ 1,4 trilhão neste domingo (9/11), por volta das 7 horas. Em 2013, essa marca foi alcançada somente no dia 16 de novembro. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"A arrecadação de impostos vem crescendo num ritmo mais lento neste ano devido ao baixo nível da atividade econômica, que afeta, inclusive, a rentabilidade das empresas e o movimento das vendas. Mesmo assim, a arrecadação cresce mais do que a própria economia", afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

O Impostômetro revela o valor desembolsado por todos os brasileiros desde o 1º dia do ano para pagar impostos, taxas e contribuições para a União, os estados e os municípios. Foi implantado em 2005 para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a exigir, dos governos, serviços públicos de qualidade. O painel está localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Seguindo o exemplo de São Paulo, outras cidades brasileiras instalaram o aparelho - como Guarulhos, Florianópolis, Manaus, entre outras.

Pelo portal www.impostometro.com.br é possível fazer diversas consultas: descobrir o que dá para fazer com o dinheiro, quanto foi arrecadado num período ou num município. O Impostômetro é uma conquista do Movimento das Associações Comerciais, que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas. Outra vitória é a Lei De Olho no Imposto (Lei 12.741/2012), que exige a discriminação dos impostos nas notas fiscais.

Continua depois da publicidade

Em 2013, essa marca foi alcançada somente no dia 16 de novembro (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software