Cotidiano

Igreja Matriz precisa ser restaurada em Itanhaém

Parte interna está em estado precário, com goteiras, e piso tem buracos

Nayara Martins

Publicado em 23/05/2021 às 10:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Piso de madeira, na entrada da igreja Matriz de Sant`Anna, está com buracos, causando insegurança / Nair Bueno/Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

A Igreja Matriz de Sant´Anna, localizada na Praça Narciso de Andrade, no centro histórico de Itanhaém, é um dos mais importantes monumentos históricos da Cidade. No entanto, hoje, o seu espaço interno está em estado precário de conservação, com goteiras na Capela Mor e na Torre, e ainda o piso de madeira com buracos, o que tem gerado diversas reclamações de frequentadores e fiéis.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para o aposentado Waldir de Souza Silva, de 83 anos, que frequenta as missas aos domingos pela manhã, na Matriz, a situação está bastante precária, já que em dias de chuva há goteiras no espaço interno do público, além de o piso na entrada estar com buracos na madeira.

Continua depois da publicidade

"Nas missas de domingo, quando chove, os últimos bancos ficam interditados ao público e quase temos que abrir o guarda-chuva", conta.

A devota Judith Maria Vitoriano Ray, de 64 anos, que faz parte da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, também está preocupada.

Continua depois da publicidade

"O telhado está muito ruim e acaba ficando pior com as chuvas, no espaço interno e até na Capela Mor. O piso está bastante deteriorado, pois o cupim está corroendo a madeira", ressalta.

Afirma ainda "é muito triste e difícil ver a igreja nesse estado, já que além da autorização dos órgãos do patrimônio histórico, a paróquia tem que conseguir recursos para fazer as obras de restauração necessárias".

Judith diz que há um grupo para vender artesanato no espaço da lojinha, na lateral da igreja. A ideia é arrecadar fundos e, assim, poder ajudar a fazer pequenos reparos na Matriz.

Continua depois da publicidade

A Igreja é tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio histórico possui paredes feitas de pedra e cal e nos seus altares tem importantes imagens remanescentes da arte sacra paulista.

FESTA DO DIVINO

É na Matriz onde são celebradas as tradicionais festas religiosas da Cidade, como a Festa do Divino Espírito Santo e a da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Continua depois da publicidade

O diácono Ernesto Bechelli, presidente da Associação Pró-Festa do Divino de Itanhaém, explica que, neste mês, não será possível realizar os festejos da Festa do Divino, devido às restrições da pandemia da covid-19.

Desde o dia 16 deste mês até sábado (22), às 18 horas, estão sendo realizadas as missas e o setenário em celebração ao Divino Espírito Santo. Já no domingo, dia 23, será realizada a missa solene de Pentecostes, também na Matriz.

PREFEITURA

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Itanhaém afirma que os projetos relacionados à Igreja Matriz de Sant´Anna são de responsabilidade da Mitra Diocesana de Santos. E que a prefeitura não tem participação nos projetos ou na execução.

DIOCESE

A Cúria da Mitra Diocesana de Santos informa que, no final da década de 1980 e início da década de 90, foram realizados pelo Iphan, por meio de convênio da Fundação Nacional Pró Memória e a prefeitura de Itanhaém, serviços de restauração no prédio histórico da Igreja Matriz.

Continua depois da publicidade

Diz ainda que a última intervenção ocorreu nos anos de 1998 e 1999, por meio de recursos e convênio entre o Ministério da Cultura (Minc) e a prefeitura de Itanhaém. Mas foi uma obra de restauração apenas nos altares. Posteriormente, somente um serviço de descupinização foi realizado entre os anos de 2002 e 2003.

E que não se sabe exatamente a data de início da construção da Matriz de Sant´Anna, mas a estimativa é de que seja ao período em que Itanhaém tornou-se cabeça de Capitania, entre os anos de 1642 a 1679. Em 1942, após ser criado o Iphan, a igreja foi reconhecida como monumento nacional.

O pároco Wilson José da Silva, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, afirma que já fez diversas tratativas junto ao Iphan, solicitando providências para que autorize a execução de obras de manutenção e conservação, de responsabilidade da Diocese.

Continua depois da publicidade

"A Igreja Matriz de Sant´Anna, localizada no centro histórico de Itanhaém, representa registro vivo da colonização do país, sendo visitada diariamente por várias pessoas entre fieis e turistas. A igreja necessita de reparos como serviços de recuperação do telhado, instalação elétrica, pintura e descupinização e recuperação da torre sineira. Para que não seja colocado em risco a estrutura do imóvel e a segurança de quem o visita", salienta.

A Diocese, no entanto, lembra ser necessário a união de esforços entre os órgãos de preservação do patrimônio, o município, o Estado e a União, não somente para a autorização dos serviços de manutenção e conservação, mas também para a obtenção e a destinação dos recursos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software