EMPREENDEDORISMO

Veja 4 ideias de negócios com pouco ou zero investimento

Sugestões podem proporcionar ganho de renda extra, mas não podem ser confundidos com emprego

Joe Silva

Publicado em 26/08/2022 às 17:34

Compartilhe:

Criar um curso e disponibilizá-lo online é uma das alternativas / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sonho de muitos brasileiros, o empreendedorismo se tornou também necessidade em tempos de economia com cenário desafiador. Mas ser autônomo ou ter uma micro empresa pode não demandar grandes investimentos. 

Veja algumas ideias de negócios com pouco ou nenhum investimento:

1. Crie um curso

Algumas plataformas online se especializaram em fornecer cursos online. Estes sites permitem que pessoas comuns criem cursos e os disponibilizem em troca de dinheiro. É o caso da UdemyHotmart, EAD Plataforma e muitas outras.

2. Revenda produtos online em programas de afiliados

Programas de afiliados são uma solução que algumas empresas grandes encontraram de vender mais. Essas companhias pagam uma comissão para que pessoas comuns divulguem e revendam seus produtos.

É o caso da Magazine Luísa, que tem o programa Parceiro Magalu. Com ele, qualquer pessoa pode revender os produtos da empresa e ganhar comissões de vendas. Não é necessário nenhum investimento inciais para criar a loja online e revender produtos.

Outra opção para quem quer se aventurar no setor imobiliário é a corretagem online de imóveis no Quinto Andar, que também paga comissões sobre a venda dos anúncios da plataforma que o interessado indicar para seus amigos.

Há também empresas do setor financeiro investindo em afiliados. É o caso da Ton, empresa de maquininhas e meios de pagamento, que paga comissões sobre vendas de seus produtos e serviços.

3. Alugue um quarto

Muitas pessoas possuem em suas residências um quarto dedicado ao acúmulo de bagunças, deixando de ganhar dinheiro com o espaço. Transformar este local em um quarto habitável pode requerer algum investimento em alguns casos, mas ainda assim pode ser uma boa alternativa, sobretudo com as chances de retorno financeiro. 

Empresas como o Airbnb são especializadas em divulgação de quartos para locação e auxiliam pessoas que decidem ser anfitriãs de turistas e locatários fixos.

4. Faça entregas de produtos

Se você possui um veículo e tem algum tempo livre ao longo da semana pode ser que se interesse em um trabalho de entregas de produtos. Esta ideia de negócio, assim como no caso do aluguel de quarto, também requer um investimento (custos com combustível, manutenção, e outros), mas pode valer a pena de acordo com seu tempo de dedicação. O site de e-commerce Mercado Livre oferece um programa para pessoas interessadas em realizar entregas de produtos.

Precarização do trabalho

Para muitas pessoas as atividades sugeridas acima são uma opção de renda extra no tempo livre, mas para outras elas tem sido fonte de trabalho principal.

O fenômeno observado nos últimos anos no Brasil que se caracteriza pelo declínio no número de empregos formais e aumento dos trabalhos sem carteira assinada não deve ser confundido com empreendedorismo. Estes meios de trabalho não podem ser confundidos com emprego e por isso é preciso ficar atento às regras, direitos e deveres antes de aceitar trabalhar nestas atividades.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Primeiro teleférico do Brasil fica em cidade considerada 'Suíça brasileira'; veja

Com funcionamento especial e em dias específicos, o visitante pode atravessar o município até mesmo a noite

Diário Mais

Praia protegida por lei está altamente contaminada por lixo de banhistas; veja

O objetivo do projeto era compreender as fontes de contaminação da praia, que faz parte de uma Área de Proteção Ambiental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter