Cotidiano

Hospital Regional de São Vicente depende agora do Governo do Estado

Ministro já acenou com aporte de 50%. Ainda falta o Estado garantir o investimento restante. Ao que tudo indica, hospital deverá oferecer 400 leitos e atender as nove cidades

Publicado em 19/08/2014 às 10:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O prefeito de São Vicente, Luis Cláudio Bili (PP), aguarda para o final desta semana uma nova reunião para tratar da construção do Hospital Regional na Cidade. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, autorizou a construção da unidade e deverá visitar a Região. O secretário de Saúde do Estado, David Uip, também é esperado.  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em entrevista ao Diário do Litoral, ontem, o prefeito Bili disse que o ministro deverá agendar sua visita à Cidade para sexta-feira à tarde ou no sábado. O prefeito afirmou que a reunião com o ministro ocorrerá em seu gabinete e que aguarda a presença do secretário David Uip para dar seguimento às tratativas.

“Ele está tão entusiasmado quando eu estou. O Hospital Regional dará atendimento aos vicentinos e aliviará os hospitais regionais das outras cidades”, declarou Bili. A unidade, de acordo com o prefeito, oferecerá 400 leitos.

No último dia 13, em Brasília, o ministro Arthur Chioro autorizou a construção do Hospital Regional após receber ofício das mãos do prefeito Bili, que estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Antonio Rua Vieira. O documento é assinado pelos nove prefeitos da Baixada Santista.

Continua depois da publicidade

 “O Hospital Regional dará atendimento aos vicentinos e aliviará os hospitais regionais das outras cidades”, disse Bili (Foto: Matheus Tagé/DL)

Segundo Bili, o ministro visitará locais onde o hospital poderá ser construído. Uma área é a do Centro de Convenções. “Estamos prevendo uma estrutura de 30 mil m², com cerca de dois pavimentos e estacionamento”, disse o prefeito, complementando que o terreno, no Parque Bitaru, está situado em local estratégico e de fácil acesso às cidades vizinhas pela Rodovia dos Imigrantes.

Conforme divulgou a Prefeitura ontem, Chioro reiterou o compromisso de que o Governo Federal vai assumir 50% da verba para a construção, compra de equipamentos e custeio do hospital, os 50% restantes caberiam ao Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Em 8 de julho passado, em reunião na Secretaria de Saúde do Estado, o secretário David Uip assegurou que aguardaria uma formalização do compromisso do ministro Chioro para levar a questão do hospital regional ao governador Geraldo Alckmin.

A assessoria de imprensa da secretaria estadual informou ontem que nem o secretário nem o Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) da Baixada Santista haviam sido comunicados sobre o posicionamento do ministro e sua vinda à região nesta semana.

Conforme dados do IBGE, em 2013, a população da Baixada Santista era de 1.765.277 munícipes. Desse número, 1.046.85 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e 718.426 possuem plano de saúde e convênio.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software