Continua depois da publicidade
O Hospital Municipal de São Vicente, o antigo Crei, não conta com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta as condições de segurança contra incêndio de uma edificação.
Junto com o Hospital São José, o Hospital Municipal é a principal referência de saúde de São Vicente. Localizado no número 353 da Rua Ipiranga, no Centro, a unidade recebe centenas de pacientes todos os dias.
A Prefeitura de São Vicente admitiu ontem, por meio de nota, não ter o AVCB, mas garantiu que “estão sendo tomadas todas as providências para regularizar a situação, que não é exclusividade do Hospital Municipal, junto ao Corpo de Bombeiros”.
A Assessoria de Imprensa, porém, não respondeu há quanto tempo a unidade de Saúde não conta com o documento e nem quais foram as exigências feitas pelos bombeiros para fornecer o AVCB.
A falta do AVCB deixa apreensivos os funcionários da unidade. Um deles relatou, ao Diário do Litoral, temer por sua segurança ao trabalhar lá.
O AVCB é obrigatório quando se constrói ou se reforma uma edificação, quando há mudança da ocupação ou do uso do espaço ou ainda quando se amplia a área construída.
Na realização de eventos provisórios, como shows ou um circo, também é exigida a apresentação desse documento.
Não há exigência de se apresentar o AVCB em residências exclusivamente familiares.
Caso em Santos
Em 2013, o Bar do Torto, casa noturna santista com 30 anos de atividade, ficou seis meses fechado por não ter o AVCB. Houve mobilização da classe artística para a reabertura da casa, o que ocorreu em outubro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade