Cotidiano

Hospital Irmã Dulce realiza mutirões de cirurgias eletivas

Ação tem como principal objetivo agilizar o atendimento deste setor e seguirá até julho

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/06/2013 às 22:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Hospital Municipal Irmã Dulce está realizando mutirões semanais de cirurgias eletivas (não emergenciais) nas especialidades de maior demanda. A ação, parceria entre a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e Fundação ABC, responsável pelo gerenciamento do Complexo de Saúde Irmã Dulce (que conta ainda com o Pronto-socorro Central), tem como principal objetivo agilizar o atendimento deste setor.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação começou em maio e seguirá até o final de julho. Os mutirões atendem apenas pacientes encaminhados para cirurgias eletivas pela rede municipal após avaliação médica, pelo sistema de pré-agendamento.

A iniciativa partiu do secretário municipal de Saúde, Francisco Jaimez Gago, seguindo determinação do prefeito Alberto Mourão para tornar mais ágil o atendimento aos munícipes que necessitam passar por cirurgias eletivas. "O objetivo é reduzir o tempo de espera da população”.

Os mutirões semanais envolvem cirurgias de esterilização de homens e mulheres, respectivamente vasectomias e laqueaduras, encaminhados pelo Programa Municipal de Planejamento Familiar e que estão em consonância à lei que dispõe sobre o assunto. Outras cirurgias como hérnias, biópsias de pele e cirurgias ginecológicas também estão sendo agilizadas pelos mutirões.

Continua depois da publicidade

A ação começou em maio e seguirá até o final de julho (Foto: Divulgação)

Procedimento

De acordo com o protocolo estabelecido entre o Irmã Dulce e a Sesap, o agendamento dos pacientes da rede encaminhados para cirurgias eletivas é feito no Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas Maria Helena de Oliveira Higa, localizado na Rua Dair Borges, Boqueirão, anexo ao hospital. No local, as guias são preenchidas, os pacientes avaliados e os exames pré-operatórios solicitados e executados. Concluída essa fase, eles são informados sobre o agendamento das datas das cirurgias para comparecer ao complexo.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software