Cotidiano

Honda fará três recalls para resolver falha no Fit

Estão envolvidos modelos fabricados entre 25 de março de 2003 e 5 de setembro de 2008

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/06/2013 às 21:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Numa ação pouco comum, a Honda fará um terceiro recall para corrigir o mesmo defeito no comando dos vidros elétricos dos monovolumes Fit. Estão envolvidos modelos fabricados entre 25 de março de 2003 e 5 de setembro de 2008. Em razão do problema, pode ocorrer infiltração de água no componente, o que pode causar curto-circuito e, em casos extremos, incêndio, colocando em risco os usuários.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A peça que deve sanar o problema detectado em 2010, quando ocorreu a primeira convocação, ainda está sendo desenvolvida pela montadora no Japão. Como não há data definida para a chegada ao mercado, a empresa anunciou nesta quarta-feira, 26, um recall preventivo, que começa em 22 de julho.

Na primeira convocação, a Honda aplicou uma proteção adicional no interruptor principal do comando dos vidros.

Novos estudos feitos pela matriz japonesa do grupo indicaram que a fita utilizada, em alguns casos, ainda permite a infiltração de umidade no componente, motivando assim a necessidade de nova convocação. Nesse segundo recall será feita inspeção e, se necessário, reparo do interruptor principal de comando dos vidros.

Continua depois da publicidade

O terceiro recall para efetiva substituição da peça será realizado "tão logo seja possível", ou seja, assim que a produção e importação da peça forem finalizadas, informa a montadora em nota.

A Honda fará um terceiro recall para corrigir um defeito no comando dos vidros elétricos dos monovolumes Fit (Foto: Divulgação)

"Um novo componente dotado de melhorias está sendo desenvolvido no exterior" para que seja realizada a substituição do item antigo, eliminando completamente a possibilidade de ocorrência do sintoma mencionado, diz a fabricante.

Continua depois da publicidade

Recall semelhante está sendo feito na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, Oceania, Oriente Médio e África. Ao todo, estão envolvidas 686.305 unidades do Fit.

A nova versão do modelo, fabricada a partir de 2008, não apresenta o problema. O monovolume atualmente é vendido no Brasil a preços que vão de R$ 47.930 a R$ 62.990. Somente neste ano foram vendidas, até a primeira quinzena de junho, 19.520 unidades do novo Fit, segundo relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software