Cotidiano

Homenagem a José Bonifácio em Santos reforça combate ao racismo

Patriarca da Independência do Brasi foi reverenciado na manhã deste sábado

Da Reportagem

Publicado em 13/06/2020 às 14:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Solenidade foi restrita a poucas pessoas em razão da pandemia da Covid-19 / Anderson Bianchi/PMS

Continua depois da publicidade

O Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva, foi reverenciado na manhã deste sábado (13), em ato simbólico no Pantheon dos Andradas, no Centro Histórico. Em solenidade restrita a poucas pessoas em razão da pandemia da covid-19, a homenagem não perdeu a nobreza de seu caráter para celebrar os 257 anos de nascimento do abolicionista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Sua importância histórica e política para a Cidade e o País foi destacada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que depositou flores ao lado do mausoléu, junto ao guarda municipal José Carlos Soares de Menezes. “Os ideais de José Bonifácio, um santista à frente de seu tempo, servem de exemplo e inspiração às futuras gerações, principalmente nos dias de hoje, nesses tempos sombrios em que pessoas protestam no mundo contra o racismo e voltamos a discutir fortemente esse tema após a morte do americano George Floyd”, afirmou o prefeito.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estudantes de Santos refletem sobre legado de José Bonifácio

Ressaltou ainda que o mundo celebra os valores de Bonifácio, como a luta pela igualdade. “De tempos em tempos é preciso relembrá-los para aplicarmos no dia a dia”. O toque de silêncio ficou a cargo do soldado da Polícia Militar, Alysson Serafim Gonçalves, da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-6). A solenidade teve apoio da Secretaria de Cultura (Secult).

PRÓ-MEMÓRIA

Continua depois da publicidade

O Movimento Pró-Memória José Bonifácio também prestará homenagem ao patriarca na próxima quarta-feira (17), em sessões virtuais do Rotary Club Santos (12h45) e do Rotary Club Vila Belmiro (20h30). “Sempre contextualizamos as homenagens e, neste ano, o tema é o antirracismo. José Bonifácio foi defensor da raça e da cultura negra. Ele é o precursor da libertação dos escravos”, disse o presidente do Movimento Pró-Memória, Arlindo Salgueiro.
 
EXPOSIÇÃO VIRTUAL DA FAMS

A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) também disponibiliza, em seu portal, como parte da 4ª Semana Nacional de Arquivos, uma exposição virtual intitulada “José Bonifácio através dos documentos”. O material apresenta com detalhes aspectos da vida e da obra do patriarca (http://www.fundasantos.org.br/page.php?250).

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software