Cotidiano

Homem com suspeita de ebola tem 2º teste negativo e doença é descartada

O paciente, de 46 anos, foi diagnosticado com malária e já está sendo tratado para a doença

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/11/2015 às 15:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O segundo teste de ebola em paciente com suspeita de estar infectado deu negativo, confirmando o resultado do exame anterior. A confirmação de que ele não possui a doença foi divulgada pelo Ministério da Saúde neste sábado (14).

O paciente, de 46 anos, foi diagnosticado com malária e já está sendo tratado para a doença. O homem, que não teve sua identidade revelada, chegou ao Brasil após passagem pela Guiné no dia 6 de novembro. Dois dias depois, ele começou a apresentar sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça.

Ele foi atendido em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Pampulha, em Belo Horizonte e, em seguida, transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, referência nacional para casos de ebola.

Agora ele deve deixar o isolamento em que vinha sendo mantido. As 95 pessoas que tiveram contato com ele também já deixaram de ser monitoradas. A transmissão do ebola só é possível a partir do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que os protocolos de vigilância para identificação de casos de ebola estão mantidos. "Qualquer pessoa que chegar da Guiné (África), único país com transmissão ativa do vírus Ebola atualmente, e apresentar febre até 21 dias após a chegada ao Brasil, será considerada caso suspeito e ser isolada imediatamente para aplicação do protocolo internacional", afirmou o órgão.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software