Cotidiano

Hoje, novo protesto por refrigeração em salas de aula

Mães marcam encontro em frente a uma escola municipal, em Cubatão. O ato será realizado em frente à Escola Municipal Dom Pedro I

Publicado em 13/02/2014 às 10:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Aproveitando a primeira reunião do ano letivo, pais de alunos da Escola Municipal Dom Pedro I, em Cubatão, prometem se reunir hoje para protestar contra a falta de refrigeração nas salas de aula. A segunda manifestação por melhorias em instituições de educação esta semana no Município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O protesto está marcado para as 8 horas de hoje, mesmo horário que está agendada a reunião escolar com a diretora da unidade. Segundo uma das mães, Karmen Motta disse que o encontro em reivindicação foi marcado propositalmente. “Vamos aproveitar que a maioria dos pais já se programa para comparecer na primeira reunião do ano letivo e vamos protestar”, afirmou.

A manifestação consiste em reivindicar ventiladores ou a troca da rede elétrica da unidade para o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado que já estão instalados nas salas de aula.

Karmen contou que cada classe tem três ventiladores e ressalta que a maioria está quebrada. Além disso, os aparelhos de ar-condicionado também já estão instalados, “mas sem fiação e tomada”, disse.

Continua depois da publicidade

É segunda manifestação por melhorias em instituições de educação esta semana no Município (Foto: Matheus Tagé/DL)

Ainda segundo a mãe, os alunos estão tomando água das torneiras, porque dos filtros da escola não está saindo água gelada.

“O meu filho de oito anos chega em casa com enxaqueca por causa do calor, passa mal em sala de aula. Eu não estou levando ele para a escola mais. Eu quero uma escola adequada para as crianças”, afirmou Karmen.

Continua depois da publicidade

Bolsões 7

Na última terça-feira, mães também se reuniram em frente à Escola Estadual Vila Harmonia, no Bolsão 7, para protestar. Entre várias reivindicações também estava a de falta de refrigeração nas salas de aula. Mães manifestavam por melhores condições para a estadia dos alunos.

Prefeitura

Continua depois da publicidade

Em resposta às reivindicações dos pais que irão se reunir hoje em frente a escola municipal, a Prefeitura de Cubatão se posicionou.

A Administração Municipal explicou que a unidade possui 14 salas de aula, equipadas com três ventiladores cada. Desse total, três salas apresentam problemas no funcionamento dos ventiladores. Recentemente reformada, a escola foi contemplada com aparelhos de ar-condicionado, que já se encontram nas salas de aula, mas aguardam a substituição da rede elétrica e da instalação de tomadas com amperagem compatível para seu pleno funcionamento. A Seduc já solicitou a execução desses serviços e aguarda o cronograma da Secretaria de Manutenção, no entanto a Prefeitura não informou uma data estimada.

Sobre os bebedouros, a Prefeitura disse que a escola conta com seis bebedouros novos, que aguardam a instalação elétrica, que deve acontecer na próxima semana, por meio da Secretaria de Manutenção.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura ressaltou que a Secretaria de Educação está preparando um novo processo de compra de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para equipar as unidades que ainda não foram contempladas.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software