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“Água: sabendo usar, não vai faltar”. Este é o slogan da Sabesp para conscientizar a população sobre o desperdício. No entanto, a empresa não pratica a teoria. A Reportagem do Diário do Litoral recebeu a reclamação de moradores do Saboó sobre um hidrante aberto na Avenida Martins Fontes, na manhã de ontem.
“Eu não sei o que aconteceu. Não sei se roubaram a tampa. Mas a Sabesp está aqui do lado, como ainda não viu isso? É muito desperdício. Eu faço de tudo para economizar em casa, para um hidrante ficar jorrando água limpa a manhã toda?”, reclama o aposentado Ademir de Almeida.
Os moradores desviavam do hidrante para não se molhar. Quem passava por ali, reclamava: “Quanta água limpa jogada fora?”, comenta um estudante. A água escorria literalmente pelo ralo, ou melhor, para a boca de lobo. “Tem que registrar mesmo este desperdício. Quem paga esta conta?”, esbraveja outro aposentado que passava pelo local.
Enquanto a Reportagem estava no local, uma equipe da Sabesp estacionou e informou que o hidrante foi aberto para esvaziar a tubulação da rede. “Precisamos abrir para fazer um reparo aqui perto”, explica.
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Questionada sobre o procedimento, a companhia informou que “para execução de alguns tipos de trabalhos nas redes de abastecimento, as equipes efetuam o fechamento das válvulas na região envolvida e realizam o esvaziamento das tubulações antes de iniciarem efetivamente os reparos”.
A Sabesp informou ainda que este tipo de procedimento preventivo é utilizado em casos em que é preciso garantir maior segurança dos técnicos que atuam nestas intervenções e do próprio sistema de distribuição. “Além disto, facilita o acesso às redes em situações em que é preciso agir de forma rápida diminuindo os impactos do vazamento à população”.
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Segundo a empresa, o serviço de ontem, que durou aproximadamente uma hora, aconteceu próximo da Rua Maria Mercedes Fea. “Com a conclusão do conserto os registros foram reabertos e o restabelecimento do fornecimento de água ocorreu de forma gradual”, garante.
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