Continua depois da publicidade
O moderado Hasan Rowhani venceu as eleições presidenciais iranianas, realizadas nessa sexta-feira (14), encerrando seis anos de poder conservador, anunciou hoje o ministro do Interior, Mostafa Mohammad-Najjar. Segundo ele, a taxa de participação nas eleições foi 72,7% dos eleitores aptos a votar.
Apoiado pelas alas moderada e reformadora, Rowhani obteve 18,6 milhões de votos (50,68%) no primeiro turno frente aos cinco candidatos conservadores, acrescentou o ministro ao apresentar o resultado final da apuração.
Após o anúncio, cerca de mil pessoas concentraram-se em uma das praças centrais de Teerã para festejar a vitória. Eles levavam fotografias de Rowhani e entoavam cânticos em sua homenagem.
No norte da cidade, a vitória de Rowhani foi celebrada com toques de buzinas de carros. A população exibia retratos de Akbar Hachemi Rafsandjani (ex-presidente, moderado, que apoiou Rowhani) e de Rowhani e gritava: "Viva Rowhani, Rafsandjnai e Khatami [reformista, que também apoiou o presidente eleito]", e "Bye, bye Ahmadinejad".
Continua depois da publicidade
Os principais adversários de Rowhani, o presidente da Câmara de Teerã e conservador Mohammad Bagher Ghalibaf, e o chefe dos negociadores nucleares, Sail Jalili, felicitaram o presidente pela eleição.
O presidente Mahmoud Ahmadinejad também enviou mensagem de felicitações a Rowhani. A reeleição de Ahmadinejad em 2009 provocou manifestações de reformistas que denunciaram fraudes. O movimento de contestação foi severamente reprimido e muitos manifestantes foram detidos.
Continua depois da publicidade