Cotidiano
Cantor venceria as eleições em diversos cenários distintos entre os principais nomes da direita do Brasil, mas perderia para o atual Presidente
Gusttavo Lima venceria as eleições em diversos cenários / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Segundo a pesquisa Genial/Quaest, Gusttavo Lima está no mesmo patamar nas intenções de voto para políticos de direita, como Tarcísio de Freitas e Eduardo Bolsonaro, para a disputa presidencial de 2026. Só que ele perderia para o atual Presidente Lula (PT)
Em uma disputa direta entre Gusttavo Lima e Lula, o músico aparece com 35% das intenções de voto, enquanto o petista possui 41%, o que equivale a uma diferença de 6 pontos percentuais.
Continua depois da publicidade
De acordo com cientistas políticos, o desempenho do cantor está relacionado à sua popularidade e ao fato de ser alguém de fora da política ("outsider").
Lima está entre 12% e 13% das intenções de voto no 1º turno, quando a disputa contra outros nomes fortes da direita. Inclusive, foram testados cenários com ou sem Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo; com ou sem Eduardo Bolsonaro (PL), deputado federal; com ou sem o coach Pablo Marçal (PRTB); e sem nenhum dos três.
Continua depois da publicidade
Em um cenário sem nenhum outro rival de peso da direita, o cantor sobe para 18% das intenções. Como a pesquisa não testou nenhum cenário sem a presença do cantor, não é possível comparar seu desempenho sem oponentes à direita com os demais na mesma situação.
Vale destacar que Gusttavo Lima ainda apresenta um desempenho maior que muitos governadores da direita. Como é o caso de Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, que possui entre 3% e 5% das intenções de voto na maioria dos cenários testados. Sobe para 8% sem a presença de Tarcísio, Eduardo e Marçal.
Já Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, possui entre 3% e 5% na maioria dos cenários testados.
Continua depois da publicidade
Para esta pesquisa, a Quaest entrevistou 4.500 eleitores em 250 municípios entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro estimada é de um ponto percentual.
Veja o vídeo com a reação de Gusttavo Lima: