Continua depois da publicidade
Guarujá terá duas academias ao ar livre, adaptadas, para uso das pessoas com deficiência. O projeto é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O convênio para implantação do “Espaço Vida Ativa”, nome dado ao programa foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e a prefeita Maria Antonieta de Brito, durante o Encontro do Governo do Estado de São Paulo com os Prefeitos Paulistas, realizado na semana passada, na Capital.
A conquista dos equipamentos foi intermediada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, mas eles serão geridos na Cidade pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
As academias serão instaladas em um prazo aproximado de 60 dias, na Praça dos Expedicionários – Pitangueiras, e na Rua Guilherme Guinle – Vicente de Carvalho. O projeto pretende atingir metas, como melhoria da qualidade de vida, favorecimento da reabilitação física, estímulo à prática de esportes em equipamentos adaptados, utilização do esporte como meio de promoção da inclusão social e o resgate e o estimulo da autoestima com foco na promoção da cidadania.
A presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e secretária–adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Angélica de Araújo Cruz, disse que a implantação dos equipamentos será uma ferramenta a mais para recuperação das pessoas com deficiência. “A academia adaptada é maravilhosa. É um instrumento que vai oferecer mais possibilidade de reabilitação e convivência social para esse público, porque poderão ampliar o círculo de amizade durante a prática das atividades”.
O Espaço Vida Ativa será contemplado com os seguintes equipamentos em cada local: máquina de tríceps, máquina de bíceps, máquina puxada alta, máquina supino vertical, máquina remada (sentado), máquina abdominal, máquina twist, máquina giro de punho, jogo de barras, jogo de barras paralelas e bicicleta de mão.
Diferente das academias ao ar livre, as primeiras que Guarujá adquiriu que não necessita de instrutor para os frequentadores se exercitarem, o Espaço Vida Ativa terá instrutor para auxiliar os munícipes durante as atividades. Este profissional será designado pela Secretaria de Esporte e Lazer.
Continua depois da publicidade