Continua depois da publicidade
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, conquistou 250 vagas em modalidades esportivas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e cursos técnicos do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai) para a comunidade do bairro Santo Antônio e região. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Sesi e Senai, Paulo Skaf, durante assinatura do convênio para implantação do Programa Atleta do Futuro (PAF) com a chefe do Executivo, no fim da tarde de sexta-feira (11), na quadra da Praça Possidônio Xavier de Jesus, no bairro Santo Antônio.
O espaço é coordenado pela servidora pública, professora Deyse Polesel. A previsão inicial era assinar o convênio do PAF para desenvolver aulas de futsal com a metodologia do Sesi para 100 crianças e adolescentes – faixa etária de 6 a 17 anos. O convênio tem como parceiros a Prefeitura, o Sesi e a empresa Guaraseg Indústria e Serviço.
No entanto, Skaf aproveitou a oportunidade para atender as demandas da comunidade e fazer um aditivo do convênio, ampliando o total de 100 para 250 vagas. O objetivo do presidente da Fiesp foi atender as ações já desenvolvidas pela parceria da Prefeitura com a Pastoral da Criança, que contemplam aulas de violão, capoeira, dança, handebol e ginástica da melhor idade. Antonieta convidou autoridades e lideranças da comunidade para assinarem como testemunhas.
Para a coordenadora comunitária da Pastoral da Criança do Santo Antônio, Suely Aparecida de Souza da Silva, “Sozinha eu não faço nada, mas juntos somos um grupo e agora vamos fazer cada vez mais. A comunidade ganhou uma vida nova: o futuro de nossas crianças”, considerou.
Continua depois da publicidade
Antonieta relatou a trajetória do local, que até há três estava abandonado e passou por um processo de revitalização pela Prefeitura. “A comunidade do Santo Antônio é a nossa parceira de primeira hora todos os dias. A gente começou de forma simples e hoje realiza mais um sonho. Não tem luta sem esforço, sem derramar lágrimas e quem tem sonhos transforma”, disse.
“É muito importante que as pessoas tenham oportunidade, cultura e esporte. E este é o compromisso das indústrias de São Paulo, pela Fiesp, Sesi e Senai. O bem é mais forte que o mal e enquanto realizarmos coisas positivas, estaremos combatendo outras negativas como drogas e criminalidade. Todo mundo está querendo mais. Mais educação, esporte e cultura e isso é bom porque as pessoas estão interessadas em querer o melhor”, destacou Skaf.
Continua depois da publicidade
Ao todo, serão 100 vagas para futsal, 80 para capoeira e 60 para handebol, tendo dez a mais para serem definidas posteriormente pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A Prefeitura disponibiliza os funcionários e a quadra. Os profissionais da rede municipal serão capacitados pelo Sesi. Que também arcará, em parceria com a empresa Guaraseg, assumem os uniformes e as despesas das viagens para as futuras competições. As aulas têm início em cinco de maio.
Qualificação profissional e cultura – Na profissionalização, Skaf ofertou os cursos de eletricista de manutenção e construção civil. A quantidade de vagas e horários dos cursos serão definidos e divulgados posteriormente. As aulas estão previstas para junho. Já na área cultural, as aulas de violão receberão a expertise do Sesi com a metodologia Alla Corda.
Prestígio
Continua depois da publicidade
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Duino Fernandes, o presidente da Câmara, Marcelo Squassoni, vereadores Nelsinho Filho, Luciano Tody, Nego Walter, Sorriso e Gilberto Benzi, secretários municipais, deputado federal Paulo Lima, atletas Carolina Pereira Martins e Bruno Pereira Martins, diretores do Sesi e Senai, professores, atletas e lideranças comunitárias. Foram realizadas apresentações de dança, desfile de moda com peças da oficina de costura da comunidade, demonstrações de judô e apresentação da bateria da escola de samba Caminho da Paz.
Continua depois da publicidade