Cotidiano

Guarujá tem novos assistentes administrativos e controladores de pátio

Com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho a iniciativa é realizada pela Prefeitura em parceria com o Senai e a Pastoral da Criança

Publicado em 16/09/2014 às 12:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A noite da última quarta-feira (10) foi especial para 22 moradores do bairro do Santo Antônio. Eles conquistaram a capacitação profissional e hoje são os mais novos assistentes administrativos e controladores de pátio da Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A oportunidade na vida deles foi possível graças à iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai) de Cubatão e Pastoral da Criança, que viabilizou os cursos na comunidade. O bairro foi contemplado em abril deste ano, durante o lançamento do Programa Atleta do Futuro (PAF).

Continua depois da publicidade

A solenidade de formatura aconteceu na quadra esportiva da Pastoral Santo Antonio e reuniu, além do Executivo municipal, população local, estudantes e familiares. Também compareceram vários empresários da Cidade. Todos puderam ainda, apreciar exposição de artesanato e desfile de modas.

Prestigiando a cerimônia o diretor do Senai Cubatão, Marcos Pereira, parabenizou os alunos e a prefeita Antonieta. “Obrigada pela parceria, crédito e confiança com o Senai. O trabalho conjunto já resultou em mais de 7 mil matrículas de profissionalização, seja nos Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs), e na Escola 1º de Maio. Que vocês tenham um futuro brilhante e saibam que pretendemos aumentar a nossa atuação em Guarujá”, contou.

Continua depois da publicidade

(Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

Os alunos aprovados nas provas receberam os certificados dos cursos, que tiveram carga horária total de 160 horas cada. Também foram bem avaliados no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e registraram freqüência mínima de 75%, nas aulas. Os cursos profissionalizantes ocorreram de junho a agosto deste ano.

A secretária-interina de Coordenação Governamental de Guarujá Eliane Ribeiro, representou a prefeita Maria Antonieta de Brito no ato e saudou os novos profissionais. “Este é um momento importante na vida de vocês e que não é apenas um papel. Quero deixar registrado o carinho da nossa governante que acredita na mudança e o nosso desejo de sucesso”.

Continua depois da publicidade

Empresariado local prestigia evento e incentiva formandos

Tornar-se um empresário de sucesso não é tão simples. Muitas vezes no caminho a ser percorrido os obstáculos surgem, o que pode fazer qualquer um desistir ou, então, ter mais força ainda para seguir em frente. Com essa mensagem, empresários de diversos ramos como, beleza, alimentação e construção, marcaram presença na formatura dos alunos dos cursos do Senai no Santo Antônio. Proprietário do Restaurante Delírio Natural, Marcel Metsu, proferiu um discurso emocionado sobre sua vida pessoal, para que servisse de incentivo aos novos assistentes administrativos e controladores de pátio.

Representando o empresariado, ele falou de como conseguiu crescer profissionalmente. “É com muita alegria que falo em nome deste grupo seleto. Comecei do zero e quero que vocês façam com que as coisas aconteçam mesmo sem recursos, mas sim como muita força de vontade. Invistam tudo o que puderem em sabedoria, porque isso ninguém poderá tirar de vocês”, frisou.

Continua depois da publicidade

Érica Valeska Lima Cruz é uma das formandas no curso de assistente. Com apenas 25 anos, ela conta que sempre teve afinidade com a área administrativa. “Também estou fazendo outros cursos para me especializar. Sem dúvida, é uma oportunidade muito importante para mim. O meu trabalho de conclusão de curso foi criar uma empresa de artesanato”, explica a jovem que faz outros cursos na Pastoral (boneca, crochê).

Já no curso de controlador de pátio um dos novos profissionais é Juliano Menezes, de 29 anos. “O curso surgiu justamente quando eu estava desempregado. Já tenho outros cursos pelo Senai, e vejo que esta é uma grande oportunidade na minha carreira. A maioria dos cursos que vemos por aí são pagos, mas este é gratuito”, disse.

Além do engajamento com a qualificação profissional da Cidade, a vinda dos empresários serviu de motivação para os ex-alunos, como explica a coordenadora da Prefeitura em projetos no Santo Antônio, Deyse Polesel. “É bonito os alunos se espelharem nestes empresários. Muitos começaram de baixo e nesta noite estão entendendo, realmente, o que os alunos estão sentindo”. Deyse la que comunidade guerreira, muito participativa.

Continua depois da publicidade

E a mudança no bairro Santo Antônio já é visível. Para a coordenadora comunitária da Pastoral do Santo Antônio, Sueli Aparecida Souza da Silva, a comunidade precisava desse impulso. “Esses cursos abriram as portas de emprego para os nossos jovens, que hoje estão bem mais entusiasmados com as qualificações”.

A diretora de programas estratégicos educacionais da Secretaria de Educação, Luciana Salituri, agradeceu a colaboração de todos e a participação dos empresários. “Vocês servem como modelo de superação. Agora, os alunos vão contribuir com a sua mão-de-obra em nosso Município”, destacou ela que na ocasião representou a secretária municipal de educação. Priscilla Bonini.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software