TRANSPORTE

Guarujá, Santos e São Vicente terão passe livre aos eleitores da Região

Quatro cidades da Baixada não aderiram à gratuidade, uma dará parcialmente e uma não se posicionou sobre o assunto

Luana Fernandes

Publicado em 26/10/2022 às 07:00

Compartilhe:

São Vicente foi a primeira cidade a confirmar o Passe Livre para o 2º turno das eleições / Divulgação/PMSV

No próximo domingo (30), as prefeituras de Guarujá, Santos e São Vicente irão incentivar os eleitores a irem às urnas no 2º turno das eleições com a gratuidade do transporte público. Em Mongaguá, a gratuidade será parcial e Itanhaém não respondeu ao questionamento do Diário. As demais cidades da Baixada Santista, apesar de garantir o reforço no serviço, não irão aderir ao Passe Livre.

Na cidade vicentina, o prefeito Kayo Amado, em reunião com os diretores da empresa SOU São Vicente, que presta o serviço de transporte público municipal na Cidade, conseguiu garantir que não seja cobrada a tarifa de R$ 3,95 nos ônibus. Ou seja, no domingo das eleições, os usuários que apresentarem o cartão transporte da empresa, terão duas passagens gratuitas. 

"Domingo é um dia muito importante para o nosso País, e para a democracia. Por isso, São Vicente terá gratuidade no transporte público municipal. Assim, todos poderão exercer seu papel de cidadão e aproveitar para conhecer os novos e excelentes ônibus que trouxemos para nossa Cidade", declarou o prefeito Kayo Amado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em Santos, a Administração Municipal deve divulgar mais detalhes sobre a medida por meio de decreto municipal, que será publicado no Diário Oficial até sexta-feira (28).

A Prefeitura de Guarujá também vai conceder a gratuidade no transporte coletivo da Cidade no próximo domingo, 30 de outubro, data do segundo turno das eleições para governador do Estado e presidente da República. O benefício valerá para todas as linhas operadas pela City Transporte, concessionária do transporte público municipal, das 7 horas às 18 horas. No transcorrer da semana será publicado um decreto do prefeito Válter Suman no Diário Oficial do Município, com todos os detalhes da medida.

A decisão das prefeituras atende a recomendação do Supremo Tribunal Federal, corroborada pela Defensoria Pública da União, feita a todos os municípios brasileiros.

SEM PASSE LIVRE

Em Bertioga, a Secretaria de Segurança e Mobilidade informou que, no domingo (30), segundo turno das eleições, o transporte coletivo da Cidade será reforçado com mais ônibus. O itinerário consistirá no horário padrão de sábado, contando com 22 veículos para transporte. Segundo a Prefeitura, o Município não oferecerá transporte público gratuito no dia das eleições.

Já em Cubatão, a Prefeitura se limitou a dizer, de acordo com a Companhia Municipal de Trânsito, que o transporte seguirá cobrando tarifa normalmente. Praia Grande deve operar com a frota completa no dia do segundo turno das eleições, porém não estão previstas gratuidades específicas para a data.

Em Peruíbe também não haverá gratuidade no transporte público. Já em Mongaguá, o benefício é parcial. Haverá reforço das linhas de transporte público para as regiões mais afastadas e será realizado o transporte gratuito para a população das fazendas Água Branca e Itaóca.

A Prefeitura de Itanhaém não encaminhou respostas sobre o assunto até o momento.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

Diário Mais

Veja mitos e verdades sobre a lei de trânsito

O Diário do Litoral esclarece alguns dos principais mitos e verdade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter